O município de Vila Nova de Poiares tem um contentor florestal, nos Casais, junto ao ERCASOL. A autarquia integra a Rede Intermunicipal de Parques de Biomassa e Contentores Florestais, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com o objetivo de aproveitamento dos sobrantes agrícolas e florestais para fins energéticos.
A rede intermunicipal de parques de recolha de biomassa e de contentores florestais pretende criar uma alternativa à queima de sobrantes agrícolas e florestais, criando infraestruturas nos vários municípios da região para a sua deposição e aproveitamento.
Com este projeto pretende-se valorizar a biomassa numa perspetiva de economia circular e implementar métodos alternativos às queimas de sobrantes.
Neste contentor pode-se depositar sobrantes de podas agrícolas, das limpezas de terrenos e de manutenções de jardim. Não estão autorizados resíduos verdes com entulhos ou metais, lixo doméstico, entulho, resíduos orgânicos e equipamentos elétricos e eletrónicos.
A rede intermunicipal de contentores florestais integra a Agenda transForm financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e visa desencadear uma transformação estrutural do setor florestal português, intervindo de forma concertada em toda a cadeia de valor