O XX Capítulo da Confraria da Lampreia terá lugar novamente sem a presença da lampreia no menu. Esta decisão mantém-se pelo segundo ano consecutivo como medida de salvaguarda da espécie, cuja população tem vindo a diminuir.
Entre os fatores que contribuem para o declínio da lampreia estão a sobre-exploração, a destruição de habitats e as alterações ambientais. Com o objetivo de contribuir para a recuperação da espécie, a Confraria da Lampreia junta-se a iniciativas de conservação, como o projeto Life4Lamprey, dedicado à proteção e restauro dos habitats das lampreias no Rio Mondego.
Durante o Capítulo, será proferida uma lição de sapiência pela Dra. Catarina Mateus, subordinada ao tema “Lampreia Marinha: desafios e próximos passos para a sua recuperação”.
Apesar da ausência da lampreia no cardápio, o evento mantém a sua vertente gastronómica. O menu inclui um prato de peixe do rio com arroz de tomate, seguido de chispe assado no forno, acompanhado de batata assada e grelos salteados.
A organização apela ao envolvimento de todos na preservação da lampreia, com vista a garantir a sua continuidade para as gerações futuras.
A Universidade de Coimbra (UC) vai avançar com uma intervenção urbanística de requalificação do Pólo…
A Comunidade Local de Baldios de São Miguel de Poiares vai realizar, no próximo dia…
O piloto albicastrense Tiago Ventura foi uma das grandes figuras do fim de semana na…
Iniciada em novembro de 2022 no decurso da primeira candidatura aprovada pelo Programa de Desenvolvimento…
O Município de Góis acolheu, no dia 11 de outubro, pelas 10H30, o Open Nacional…
O Departamento de Investigação Criminal de Braga da Polícia Judiciária, com a colaboração da Guarda…
This website uses cookies.