Os preços dos combustíveis vão registar um comportamento misto no início da próxima semana, segundo as previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP). O gasóleo deverá aumentar 1,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 deverá descer cerca de meio cêntimo.
De acordo com os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples custa atualmente 1,589 euros por litro, e a gasolina simples 95 está nos 1,706 euros por litro. Estes valores correspondem a preços médios nacionais, calculados com base nas informações comunicadas pelos postos de abastecimento, já com descontos e promoções incluídos.
As variações previstas surgem num contexto de queda das cotações do petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência na Europa, fechou a sessão de quinta-feira a 63,38 dólares, uma descida de 0,22% em relação ao dia anterior.
A desvalorização do crude é atribuída à redução da procura global, sobretudo nos Estados Unidos e na China, à valorização do dólar e à decisão da OPEP+ de aumentar a produção em 137 mil barris por dia a partir de dezembro, mantendo esse nível pelo menos até ao primeiro trimestre de 2026.
