PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Morreu Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça

Morreu esta madrugada Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça, nomeado em 1990 durante o governo de Cavaco Silva. Tinha 83 anos. Entre 2003 e 2006, foi ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, durante a presidência de Jorge Sampaio. Era juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça.

Natural da Nazaré, onde nasceu a 1 de dezembro de 1941, Laborinho Lúcio destacou-se também pela ligação ao teatro, sendo um dos fundadores do grupo Teatro da Zona, como ator amador. Licenciado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, dedicou grande parte da sua vida à magistratura e ao ensino jurídico.

Foi o sócio número um da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), criada durante o período em que exercia funções como ministro da Justiça. Na Nazaré, presidiu à Assembleia Municipal durante o mandato do executivo liderado por Jorge Barroso (PSD).

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



Mais recentemente, integrou a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa. O corpo de Álvaro Laborinho Lúcio ficará esta quinta-feira em câmara ardente numa capela em Coimbra, sendo depois trasladado para a Nazaré, no distrito de Leiria.

PUBLICIDADE



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *