PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Museu Municipal da Educação nasce em Vila Nova de Poiares

O antigo edifício da escola primária de Vila Nova de Poiares ganhou uma nova vida com a inauguração do Museu Municipal da Educação. Trata-se de um espaço que pretende preservar a memória da escola e da comunidade, homenageando várias gerações de alunos e professores.

Em declarações à Beira Digital TV, o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, sublinhou que este é “um projeto que já começou há muito tempo, com recolha de material e uma exposição que já tinha sido apresentada há alguns anos atrás”.

O autarca destacou que o museu “conta a história daquilo que foi a escola, sobretudo durante o período do Estado Novo, mas não só, e também um pouco da história do concelho”, acrescentando que o edifício “traz recordações a muitos poiarenses” e é “emblemático”.

PUBLICIDADE



A autarquia aproveitou o antigo edifício escolar “para colocar esta exposição, já com todas as características técnicas e legais para poder ser considerado um museu”. O edil frisou que o espaço “envolveu muita gente do concelho, sobretudo cidadãos anónimos que disponibilizaram materiais que ficam agora ao serviço de todos”. O projeto teve início com a exposição em 2016 e, segundo o autarca, “nos últimos anos teve o impulso final, com a vontade de o concluir até ao fim do mandato”.

A vereadora Maria da Luz Pedroso, que acompanhou o processo, recordou que “isto começou em 2015 com as idas às escolas para ver o que é que existia”, sendo a continuidade de um projeto iniciado pelo vereador Artur Santos.

A primeira exposição foi inaugurada em 2016 e, desde então, “foram catalogados, pesados e descritos todos os objetos”. A responsável salientou ainda que “o museu cumpre as exigências legais, nomeadamente no que respeita à acessibilidade”, e que o objetivo futuro é “solicitar a integração na Rede Portuguesa de Museus”.

Para o Professor Doutor António Gomes Ferreira, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que acompanhou o processo de museologia, o novo espaço “é um dos mais dignos do país neste âmbito” e pode “colocar Vila Nova de Poiares no mapa nacional”.

O académico destacou que “há aqui muito onde trabalhar”, podendo o museu ser explorado “de forma pedagógica, cultural ou intergeracional”, permitindo às crianças “ver como os seus pais e avós aprenderam” e compreender “a evolução da escola ao longo do século XX”.

O arquiteto Fábio Nogueira foi o responsável pela conceção expositiva do espaço. Explicou que “o espólio já existia e o trabalho passou por desenhar a distribuição das peças”, acrescentando que o museu “vai certamente continuar a crescer, porque as pessoas, ao visitarem, percebem que têm objetos que gostariam de ver aqui expostos”.

Entre os visitantes da inauguração, Maria do Rosário, antiga aluna da escola, descreveu o momento como “uma alegre surpresa”. “Foi muito interessante revisitar as minhas antigas salas e ver as nossas memórias transformadas em museu. É uma experiência super carinhosa”, afirmou.

Já David Almeida, professor aposentado, fez questão de viajar do Algarve para estar presente: “Estou encantado com este espaço. Há aqui muitos objetos que me fazem recordar o meu tempo de ensino. Valeu a pena as seis horas de viagem.”

O Museu Municipal da Educação nasce de Vila Nova de Poiares como um projeto coletivo e afetivo, com um forte valor histórico, educativo e emocional. Segundo João Miguel Henriques, “este será provavelmente o melhor museu escolar do país, pela quantidade e qualidade dos materiais e pela forma como está organizado”, deixando o espaço “para as próximas gerações poderem potenciar e valorizar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *