PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Matilde Gaspar repete ouro e recorde do mundo no último dia do Europeu e termina com sete medalhas

A nadadora Matilde Gaspar, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), encerrou de forma brilhante a sua participação no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down, que decorreu em Albufeira, entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro. No último dia da competição, a atleta conquistou mais uma medalha de ouro e estabeleceu um novo recorde do mundo nos 1500 metros livres, repetindo assim o feito já alcançado nos 200 metros bruços.

No total, Matilde Gaspar somou sete medalhas: duas de ouro (1500 livres e estafeta mista 4×50 estilos) e cinco de prata(50 e 100 bruços, 400 estilos, e estafeta 4×50 livres). Além dos títulos e recordes mundiais, a nadadora contribuiu também para o novo recorde mundial da estafeta 4×50 estilos e fixou novas melhores marcas nacionais nos 50, 100 e 200 metros bruços e nos 400 estilos.

Com apenas 19 anos, a atleta soma agora 11 medalhas em Campeonatos da Europa e uma em Campeonatos do Mundo, sendo atualmente detentora de dois recordes mundiais, dois recordes europeus, dois recordes europeus juniores e 21 recordes nacionais (em piscina curta e longa).

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



Matilde Gaspar é treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da APCC, e representa a associação desde 2016.

A APCC é uma instituição pioneira no desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência em Portugal, promovendo diariamente modalidades tanto de alta competição — como a natação, o boccia e a tricicleta — como de lazer e manutenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *