O Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) do INEM atendeu, entre janeiro e agosto deste ano, 4.837 chamadas, com uma média mensal de 604 ocorrências que necessitaram de intervenção psicológica. Durante o mesmo período, as Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE) foram acionadas 922 vezes, evidenciando um aumento de 292 ativações face ao ano anterior.
Os dados hoje, 4 de setembro, divulgados pela Serviço Nacional de Saúde (SNS) a propósito do Dia Nacional do Psicólogo indicam que, nos primeiros oito meses de 2024, o CAPIC recebeu menos 650 chamadas do que no período homólogo de 2023, sendo que 64% dos utentes que recorreram a esse serviço eram do sexo feminino.
“Comportamento suicidário, alteração emocional ou do comportamento ou incidente crítico foram os principais motivos que levaram ao contacto com este serviço do INEM”, destacou o instituto.
O CAPIC oferece apoio 24 horas por dia e pode ser contactado através do Número Europeu de Emergência – 112, em situações de crise psicológica, comportamentos suicidários, situações de abuso/violência física ou sexual, entre outras situações.