Uma explosão seguida de incêndio num supermercado da cadeia Waldo’s, em Hermosillo, no estado de Sonora, norte do México, causou este sábado a morte de 23 pessoas e ferimentos em dezenas de outras, confirmou a Cruz Vermelha Mexicana.
Segundo o presidente da instituição, Carlos Freaner Figueroa, entre as vítimas estão 12 mulheres, cinco homens, quatro meninas e dois meninos. O incidente ocorreu por volta das 15h00 locais (21h00 em Lisboa), quando o estabelecimento se encontrava cheio de clientes devido ao pagamento dos salários e às compras para o Dia dos Mortos.
As autoridades locais referem que entre os mortos há seis menores, duas mulheres grávidas, vários idosos e funcionários da loja. O procurador-geral do estado, Gustavo Salas, explicou que a maioria das mortes resultou da inalação de gases tóxicos.
O governador de Sonora, Alfonso Durazo Montaño, expressou condolências às famílias das vítimas e assegurou apoio às pessoas afetadas. Confirmou ainda que há 23 mortos e 11 feridos, e anunciou a abertura de uma investigação para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades.
O Ministério da Segurança Pública descartou que se trate de um ataque ou ato de violência. A Presidente do México, Claudia Sheinbaum, também manifestou pesar pelas vítimas nas redes sociais.
Equipas dos bombeiros, polícia e proteção civil continuam no local, que permanece isolado enquanto decorrem os trabalhos de resgate e investigação.
