O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 17 distritos de Portugal continental sob aviso laranja esta quarta-feira, devido à previsão de chuva intensa, acompanhada por vento forte e possibilidade de trovoadas. Apenas Bragança fica fora do aviso laranja, mantendo o nível amarelo.
De acordo com o IPMA, o aviso laranja para a maioria dos distritos estará ativo entre as 03h00 e as 09h00 de quarta-feira, período em que se espera precipitação por vezes forte e persistente. Antes e depois desse intervalo — entre as 00h00 e as 03h00 e novamente das 09h00 às 15h00 — o alerta baixa para amarelo.
Além da chuva, o IPMA alerta também para a ocorrência de trovoadas e rajadas de vento fortes, especialmente durante a madrugada e manhã de quarta-feira. O vento do quadrante sul poderá atingir 80 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas, com aviso amarelo em vigor desde as 21h00 desta terça-feira até às 09h00 de quarta-feira.
O distrito de Bragança, embora fora do aviso laranja, também estará sob aviso amarelo devido à possibilidade de chuva forte entre as 06h00 e as 15h00.
A agitação marítima é outro fator de risco. Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga encontram-se sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 14h00 de quinta-feira, com ondas de oeste/sudoeste que poderão atingir entre quatro e cinco metros.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido quando se prevê uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica risco para determinadas atividades dependentes das condições do tempo.
Para esta terça-feira, o IPMA prevê céu muito nublado, sobretudo por nuvens médias e altas, no Norte e Centro do país. No Sul, o céu deverá apresentar-se pouco nublado, podendo registar-se um aumento temporário de nebulosidade no Algarve até ao final da manhã.
Durante a tarde, o Minho e o Douro Litoral poderão registar períodos de chuva fraca, que poderão estender-se ao restante Norte e ao litoral a norte do Cabo Mondego a partir do final do dia.
