A Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra (ESEUC) apresenta, esta quarta-feira (dia 5 de novembro), os resultados da implementação do projeto C2C – Capacity to Care – Cuidadores informais: Capacitar, para cuidar de pessoas com demência.
A divulgação pública acontece durante o “II Encontro Nacional Cuidadores Informais: dar voz, valorizar e cuidar de quem cuida”, que terá lugar no Polo B da instituição, em São Martinho do Bispo.
Rosa Cândida Melo, professora da ESEUC e coordenadora do projeto, será uma das intervenientes no encontro (num painel com início às 10h30), onde falará sobre o «caminho percorrido» por este projeto, que envolve vários parceiros – também a Unidade de Cuidados na Comunidade Norton de Matos, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Associação Alzheimer Portugal e a Câmara Municipal de Coimbra – e que tem como objetivo apoiar cuidadores informais de pessoas com demência e melhorar a qualidade de vida das famílias.
Para esta reunião, que pretende também assinalar simbolicamente o Dia do Cuidador Informal, foram convidados três cuidadores informais a fazerem ouvir a sua voz acerca dos «desafios no cuidar da pessoa com demência» (painel com início às 14h30).
A sessão de abertura (09h30) está a cargo dos enfermeiros Fernando Amaral (Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra), Paulo Oliveira (presidente do Conselho de Enfermagem da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros) e Áurea Andrade (enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde de Coimbra).
O encontro termina pelas 16h30, após uma sessão de relaxamento orientada pelo professor da ESEUC, José Carlos Santos.
O projeto C2C – Capacity to Care está inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, pertencente à ESEUC, sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
