A plataforma de vídeos YouTube está a enfrentar hoje interrupções em vários países, incluindo Portugal e os Estados Unidos. Numa publicação na rede social X, a empresa garantiu que as equipas estão a trabalhar para restabelecer o serviço.
O problema afeta principalmente o sistema de recomendações, impedindo que os vídeos apareçam tanto na aplicação móvel como no YouTube Kids. A página inicial já funciona, mas o restabelecimento completo do serviço continua em curso, segundo a própria plataforma.
De acordo com o portal especializado Down Detector, foram registados mais de 300 mil relatos de falhas em todo o mundo, incluindo notificações em várias cidades portuguesas. O primeiro ‘apagão’ em Portugal ocorreu às 00h56, com cerca de 1.100 notificações registadas.
O Downdetector, gerido pela empresa Ookla, recolhe e analisa relatos de utilizadores em tempo real, incluindo redes sociais, bancos e operadoras de internet, ajudando a identificar falhas globais rapidamente.
Este incidente ocorre numa altura em que a rede social X também registou interrupções em vários países na segunda-feira, com problemas técnicos que afetaram a aplicação móvel e a versão web, meses após falhas semelhantes ocorridas em janeiro.