A 17.ª edição do miniCarnavolei voltou a confirmar a aposta do Lousã Volley Clube na organização de torneios de minivoleibol. Ao longo dos dias 16 e 17 de fevereiro foram realizados 375 jogos no Complexo Desportivo de Vila Nova de Poiares, numa edição marcada por um novo recorde de equipas inscritas: 90.
Destinado aos escalões de Minis A e Minis B, o torneio levou mais de 750 atletas ao concelho, com partidas disputadas de 20 em 20 minutos, em 11 campos a funcionar em simultâneo. A arbitragem ficou a cargo de atletas mais velhos do clube organizador. Tal como em anos anteriores, os resultados foram lançados e verificados em tempo real, mantendo o ritmo competitivo.
Num período marcado pelos efeitos de sucessivas tempestades no país e na região Centro, o miniCarnavolei procurou também proporcionar uma “lufada de ar fresco” a crianças, treinadores e famílias, sobretudo das zonas mais afetadas.
Para além da vertente competitiva, a iniciativa incluiu a habitual festa de máscaras na noite de Carnaval, onde os participantes exibiram disfarces variados, entre os quais medusas, M&M’s, Monstros das Bolachas, Dálmatas, Divas, baralhos de cartas e personagens de “Alice no País das Maravilhas”.
A organização faz um balanço muito positivo da edição de 2026, destacando a realização segura do evento, o recorde de participação e o feedback favorável dos clubes. O compromisso futuro passa por continuar a promover eventos com “dignidade, positivismo, fair play e emoção”, mantendo rigor e uma estrutura organizativa eficiente.
Devido às obras no pavilhão habitual, na Lousã, o Município de Vila Nova de Poiares voltou a acolher o torneio, numa parceria considerada bem-sucedida.
Organizado desde 2007, o miniCarnavolei tem como objetivo fomentar o convívio entre jovens atletas e permitir às equipas técnicas avaliar a evolução dos praticantes, incentivando novos participantes na modalidade.
O evento contou com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, da Federação Portuguesa de Voleibol, da Associação de Voleibol de Coimbra e do Desporto Escolar.
Este ano, o LVC voltará a organizar a Summer Cup, torneio internacional jovem que se realizará entre 7 e 12 de julho, já com as 200 vagas esgotadas.