A melhor Feira do Mel e da Castanha do país está de volta à Lousã entre os dias 21 e 23 de novembro, para a sua 34.ª edição, organizada pela Câmara Municipal da Lousã. O evento, que decorre no Parque Municipal de Exposições Mário Soares, promete três dias de celebração dos produtos endógenos da região, gastronomia tradicional e muita animação musical.
Este ano, a Feira contará com mais de 125 expositores ligados ao mel, à castanha e a outros produtos típicos da época, incluindo enchidos, queijos, vinhos, licores, cervejas artesanais, pão e doçaria tradicional. Haverá também tasquinhas representativas das cinco freguesias do concelho, bem como a participação de associações locais e da comunidade escolar.
A abertura oficial está marcada para as 18h00 de sexta-feira, 21 de novembro, com atuações da Companhia Um do Outro e da Companhia Marimbondo. O primeiro dia termina em grande com o concerto de Beatriz Rosário, artista que tem conquistado o público nacional com temas como “Ficamos por Aqui” e “Raspão”. Seguem-se as atuações de Os RED e dos DJs We On Party.
No sábado, 22 de novembro, a programação inclui um Showcooking com o restaurante Taberna Burgesa e várias animações ao longo do dia, com destaque para as atuações da Companhia Um do Outro, Bombos e Tombos, Gaiteiro Unidos da Serra e da Escola de Concertinistas da Lousã. À noite, sobem ao palco os Vizinhos, banda que tem enchido palcos em todo o país com temas como “Pôr do Sol” e “Pobre Ex-Namorado”, seguidos do grupo P*ta da Loucura.
O domingo, 23 de novembro, começa com a tradicional Caminhada de São Martinho, cujas inscrições já estão abertas através do email desporto@cm-lousa.pt. Durante a manhã, a Cooperativa Lousamel promove, no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, a palestra “Abelhas e Territórios: Histórias e mundos que se cruzam”.
Durante a tarde, a animação continua com a Companhia Um do Outro e o Grupo de Concertinistas da Lousã. Pelas 17h00, realiza-se o Magusto Popular, e, a partir das 17h30, sobe ao palco Rosinha, que encerrará a edição de 2025 com o seu habitual espetáculo animado e irreverente.
O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, destacou a importância da Feira na promoção dos produtos da região: “Este evento é ilustrativo da valorização que temos feito dos produtos endógenos do nosso concelho, nomeadamente do Mel Serra da Lousã DOP, reconhecido como o melhor mel do mundo.”
O autarca sublinhou ainda a diversidade do programa: “O programa de animação foi pensado para abranger todos os públicos, com destaque para os espetáculos de artistas de dimensão nacional como Beatriz Rosário, Vizinhos, P*ta da Loucura e Rosinha.”
A Feira do Mel e da Castanha da Lousã reafirma-se, assim, como um dos maiores eventos do género em Portugal, unindo tradição, sabores e muita festa num fim de semana que promete atrair milhares de visitantes à Serra da Lousã.
A Seleção Nacional voltou a destacar-se no 8.º Campeonato da Europa de Síndrome de Down,…
A proposta de Orçamento do Estado para 2026 foi aprovada esta terça-feira, na generalidade, após…
Decorreu, esta segunda-feira, a instalação dos novos órgãos da Assembleia de Freguesia de São Miguel…
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) informou a Universidade de Coimbra que…
A rede intermunicipal de transportes públicos Mobi Viseu Dão Lafões, operada pela Transdev e gerida…
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou esta terça-feira, 28 de outubro, a 2.ª fase…
This website uses cookies.