PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Vídeo | Poyares Fashion une gerações e criatividade em desfile

Vila Nova de Poiares recebeu, este domingo, a 2.ª edição do Poyares Fashion, um evento que juntou moda, arte e partilha intergeracional, numa parceria inédita entre a Associação iCreate e a Universidade da Beira Interior (UBI).

O desfile envolveu 30 participantes, entre seniores da iCreate e alunos do segundo ano de Design e Moda da UBI, num projeto que procurou cruzar experiências de vida e criatividade artística.

“O processo foi bastante interessante. Tivemos primeiro de conhecer os nossos companheiros do iCreate e a história de vida deles. Foi bom ter esta dinâmica intergeracional”, explicou Érica Oliveira, estudante do terceiro ano de Design de Moda da UBI.

PUBLICIDADE



O resultado traduziu-se em peças que refletiram memórias e afetos, como o projeto Harmonia, inspirado na nostalgia do Portugal dos anos 70. “Queríamos abordar o carinho e o respeito pelo tempo que passou, e como isso se reflete no presente”, acrescentou a jovem criadora.

Para Jorge Gil, representante da iCreate e um dos modelos do desfile, a experiência foi marcante: “Foi um desafio muito interessante. Este trabalho conjunto entre a iCreate e a UBI foi construtivo para ambas as partes. Senti-me rejuvenescido entre os jovens.”

A dirigente associativa na Associação iCreate, Vera Carvalho, destacou que o objetivo principal do evento é “interagir com os jovens para combater o idadismo”, promovendo atividades criativas com uma forte vertente educativa.

“O resultado superou as expectativas. Trabalhámos desde março e os jovens foram extraordinários. Houve uma interação saudável — alguns ficaram alojados em casa dos seniores, criando uma verdadeira residência artística”, sublinhou.

Entre as duplas criadoras e modelos destacou-se Maria Manuela, participante sénior, que desfilou com um vestido concebido pelas alunas Catarina Santos, Xica e Ana Luísa.

“Fiquei encantada. Nunca tinha participado num desfile, mas adorei. Deram-me confiança e senti-me lindamente”, partilhou emocionada.

As estudantes confessaram que o processo foi intenso, com várias horas de trabalho manual e detalhes feitos em plástico reciclado. “O resultado final superou o que tínhamos imaginado”, garantiram.

A professora Rafael Norogrando, coordenadora do projeto e docente de Design e Moda da UBI, destacou a importância pedagógica do projeto: “Foi um desafio enriquecedor. Os alunos tiveram de lidar com pessoas reais e criar peças que as fizessem sentir bem. Trabalharam um semestre inteiro e o resultado foi surpreendente.”

O Poyares Fashion contou com cerca de 36 participantes da iCreate e 60 alunos da UBI, tendo ainda o apoio do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Universidade de Aveiro na sonorização do evento.

Segundo Vera Carvalho, o objetivo é manter a periodicidade bianual da iniciativa: “Se tivermos apoio e financiamento, continuaremos. Gostamos de desafios — sobretudo dos criativos.”

O evento contou com a parceria Associados do Clube dos Velhos Amigos, Poiares; Universidade da Beira Interior, alunos do 2. ano, Curso Design de Moda; Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, alunos do 12° ano; Jovens voluntários de Poiares; Universidade de Aveiro, alunos de música e Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *