Jogos da Freguesia de Lousa e Vilarinho @Beira Digital TV
A Freguesia da Lousã e Vilarinho celebrou, este ano, a 20.ª edição dos Jogos da Freguesia e a 3.ª edição dos MiniJogos, envolvendo cerca de 1.800 alunos, do pré-escolar ao 3.º ciclo, numa iniciativa que já é uma referência no concelho.
“Esta é, sem dúvida, a atividade mais emblemática da Junta de Freguesia”, disse à Beira Digital TV a presidente, Helena Correia, sublinhando o impacto da iniciativa no meio escolar e comunitário.
O evento começou por abranger apenas turmas do 1.º ciclo, mas cresceu ao longo dos anos, passando a incluir os restantes ciclos e tornando-se cada vez mais estruturado. “Ontem jogaram 400 crianças do pré-escolar, hoje jogaram cerca de 1.400 alunos do primeiro ao terceiro ciclo”, referiu Helena Correia.
Além do Agrupamento de Escolas da Lousã, parceiro de longa data, os jogos contam com a colaboração de alunos do secundário dos agrupamentos da Lousã e de Miranda do Corvo, que atuam como monitores, bem como com o apoio das associações de pais e de várias instituições locais.
Os jogos, de cariz tradicional, foram recolhidos por alunos e professores, nomeadamente pelo professor Mário Maia, e adaptados às diferentes faixas etárias. “O objetivo é lúdico, é tirar os alunos da sala de aula, levá-los para o ar livre e dar-lhes a conhecer os jogos de antigamente”, explicou a autarca.
A iniciativa tem ainda uma dimensão intergeracional e inclusiva. “Temos sempre um grupo da Santa Casa da Misericórdia… e também grupos da Arcil, que participam de acordo com as suas capacidades”, referiu Helena Correia, destacando o apoio de entidades como o CD Lousanense, a Santa Casa, o Trevim, a Câmara Municipal da Lousã, entre outros.
Os jogos decorreram em diferentes espaços da freguesia, como o Estádio Municipal de Rugby José Redondo, os campos da EB2, o Parque Urbano e as instalações do CD Lousanense.
Distinguida anteriormente com o Prémio Autarquia do Ano na categoria de Cultura Popular e o Prémio Autarquia de Excelência, esta iniciativa foi também apresentada como caso de estudo na conferência da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, da qual a Junta é parceira.
Para Helena Correia, o balanço é claro: “É uma logística exigente, mas vale o esforço. Esta é uma atividade da comunidade para a comunidade. Queremos continuar por muitos mais anos”.
Entrevista a Helena Correia, presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho
O Jardim da Sereia vai encher-se de festa esta sexta-feira, 10 de outubro, com a realização da primeira…
De 17 a 26 de outubro, a Lousã volta a receber o Festival Gastronómico “Sabores…
Nos dias 10 e 11 de outubro, a Universidade de Coimbra organiza – em parceria…
A Universidade de Coimbra (UC) reafirmou a sua posição entre as 500 melhores universidades mundiais…
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, realiza,…
No dia 8 de outubro elegeram, na sede da FADU Portugal, em Lisboa, Diogo Salgado…
This website uses cookies.