A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra dá hoje mais um passo significativo na melhoria do acesso e da qualidade dos cuidados de saúde, com a entrada em funcionamento de três novas unidades de proximidade: Unidade de Saúde Familiar (USF) Moinhos de Mira, USF Aldeias de Xisto e Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Pampilho.
USF Moinhos de Mira
No concelho de Mira, a nova USF Moinhos de Mira inicia atividade, respondendo à necessidade de reforçar a acessibilidade a cuidados de saúde primários na região. Com esta nova USF, existe a perspetiva de garantir a cobertura total a médico de família no concelho de Mira, já no próximo ano, através da contratação de mais um médico.
USF Aldeias de Xisto
No concelho da Lousã, a nova USF Moinhos de Mira inicia atividade, respondendo à necessidade de reforçar a acessibilidade a cuidados de saúde primários na região. Neste concelho, todos os inscritos têm assegurado acesso a médico de família.
UCC Pampilho
No concelho da Pampilhosa da Serra, inicia funções a UCC Pampilho, completando a cobertura deste tipo de unidade em todos os concelhos da ULS de Coimbra. A UCC Pampilho terá um papel central no apoio às populações mais vulneráveis, com ações de promoção da saúde, prevenção da doença e acompanhamento domiciliário, garantindo que nenhum cidadão fica sem acesso a cuidados.
“A abertura desta UCC representa uma aposta forte na proximidade de cuidados, nomeadamente, nos cuidados domiciliários”, destaca Almerinda Rodrigues, Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários (CSP), acrescentando: “relativamente às USF há um ganho assistencial inegável, permitindo atribuir médico de família a mais cidadãos, garantindo assim a eficiência da resposta aos pedidos de consulta e cuidados em proximidade”.
“Os CSP são serviços de proximidade essenciais, ao possibilitarem um atendimento personalizado e de qualidade, com conhecimento da realidade psicossocial dos utentes e das suas famílias, ao longo da vida”, sublinha Almerinda Rodrigues, que considera que “a ULS de Coimbra tem feito um excelente trabalho em prol do fortalecimento da rede de cuidados integrados na Região”.
“A abertura destas três unidades reforçam o compromisso da ULS de Coimbra em aproximar os cuidados de saúde das populações, promovendo um Serviço Nacional de Saúde mais acessível, inclusivo e de qualidade”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra. “As USF são reconhecidas por promoverem ganhos em saúde, através da proximidade ao cidadão, da qualidade assistencial e da maior coordenação das equipas de Cuidados de Saúde Primários. Estas unidades são igualmente um fator determinante na satisfação profissional e no aumento da estabilidade dos médicos e outros profissionais de saúde”, conclui.