PUBLICIDADE


ULS Coimbra e INEM assinam protocolo para partilha de informação sobre tempo de chegada de ambulâncias

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assinaram, esta quinta-feira, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, o Protocolo de Tempo Estimado Pré-Hospitalar–Hospital (TePHH), uma iniciativa que visa melhorar a articulação entre os serviços de emergência pré-hospitalar e os hospitais.

De acordo com a nota enviada pela ULS de Coimbra, o projeto permite ao INEM partilhar, em tempo real, informação sobre o tempo estimado de chegada das ambulâncias às urgências das diferentes unidades da ULS. Essa partilha é feita através de um sistema informático que garante segurança e confidencialidade, em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

O presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, explicou que o protocolo “tem como objetivo a colaboração das duas entidades na implementação de um sistema que permite à ULS de Coimbra consultar, através de um dashboard, a informação disponibilizada pelo INEM sobre o tempo previsto de chegada das ambulâncias, juntamente com o risco de agravamento (Escala de NEWS) e suspeita de Via Verde, permitindo a otimização da receção hospitalar”.

PUBLICIDADE



Segundo o responsável, esta partilha traz “vantagens importantes, como a redução do tempo de resposta na receção do doente, a melhoria da qualidade assistencial e o aumento da eficiência, graças à possibilidade de planear antecipadamente a alocação de recursos e cuidados”.

O presidente do Conselho Diretivo do INEM, Sérgio Janeiro, destacou que “a inovação é o caminho a seguir para melhorar os cuidados de saúde, num contexto de carência de recursos”. Sublinhou ainda que “a geolocalização dos meios de socorro e a partilha de informação clínica entre o pré-hospitalar e o hospitalar permitem otimizar equipas e recursos, garantindo os melhores cuidados a cada doente crítico”.

Durante a cerimónia, foi também assinado o Acordo de Responsabilidade Conjunta no Tratamento de Dados Pessoais, que define um padrão mínimo comum para o tratamento de dados e distribui responsabilidades entre as duas entidades no âmbito do projeto TePHH.

A ULS de Coimbra e o INEM esperam que esta colaboração, iniciada na região, possa futuramente ser alargada a todo o território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *