PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



Traffic Playground Park e Memorial aos trabalhadores da pedra rolada vencem Orçamento Participativo de Góis 2025

Vencedores do Orçamento Participativo de Góis @Beira Digital TV

Os projetos “Traffic Playground Park” e “Memorial aos trabalhadores da pedra rolada” são os vencedores do Orçamento Participativo Jovem e Geral de 2025, respetivamente, de Góis. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara em conferência de imprensa.

“Quero dar os meus parabéns a todos aqueles que participaram, que se envolveram, que quiseram exercer o seu direto de cidadania ativa. É bom quando as pessoas se envolvem e querem ser atores principais naquilo que são as respostas que os municípios podem dar à comunidade”, disse Rui Sampaio.

O município tem 50 mil euros canalizados para o Orçamento Participativo (OP), sendo que ao Orçamento Participativo Jovem estão alocados 30 mil euros e ao Orçamento Participativo Geral 20 mil.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



O OP Jovem reuniu o voto de 206 pessoas, sendo que 123 votaram no “Traffic Playground Park”, 72 no projeto “Segurança Acima de Tudo” e 11 no “Restauro do Moinho de Água”.

No caso do OP Geral, o primeiro lugar é atribuído ao “Memorial aos trabalhadores da pedra rolada”, que obteve 513 votos. Em segundo, ficou o projeto “Pedalando, vamos ao encontro da Natureza”, com 454 votos, em terceiro, está o projeto Restauro da levada da Roda Cimeira (Levada da Várzea), com 63 voto e, em quarto lugar o “O teu Parque é o nosso Parque!”, com 18 votos. O OP Geral reuniu 1.253 votos, “um número significativo da mobilização e adesão” dos goenses, segundo o presidente.

Rui Sampaio referiu, ainda, o projeto “O teu Parque é o nosso Parque!” foi cooptado, uma vez que “a verba prevista para a implementação deste equipamento resulta do facto do primeiro lugar não absorver a totalidade que esta previsto para o Orçamento Participativo Geral.

À Beira Digital TV, Rui Sampaio disse que “querem iniciar e concluir a obra em 2025, mas às vezes há contingências que ultrapassam a nossa vontade. Mas, neste caso, como não são obras de muita dificuldade, acredito que teremos capacidade para no próximo ano os projetos vencedores serem instalados no sítios previstos”, esclareceu.

Traffic Playground ParK

O objetivo deste projeto é ser um espaço educacional com foco tanto em grupos escolares, como em famílias com filhos, dos três aos doze anos, para que os mais pequenos possam aprender, brincando, como se comportam motoristas, motociclistas, ciclistas e peões.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

É também intenção desta pista que as crianças sejam formadas como cidadãs conscientes para o trânsito, bem como é um alerta para que pais e familiares tenham um comportamento correto nas ruas das aldeias, vilas e cidades.

Trata-se de um parque que reproduz em miniatura uma área de tráfego “urbana”. Nesta mini “vila” podem circular os seguintes meios de transporte: triciclos, trotinetes sem motor, bicicletas com e sem rodinhas, bicicletas sem pedal, carrinhos movidos a pedal.

Memorial aos trabalhadores da pedra rolada

Homenagem aos trabalhadores da pedra e requalificação dos placares informativos da freguesia que são 3 nas entradas da freguesia de Vila Nova do Ceira.

“O teu Parque é o nosso Parque!”

Face à existência de sistemáticas ocorrências de vandalização dos equipamentos e gradeamento existentes no Parque Infantil Hugo Miguel Piteira Barata – Parque do Cerejal, na vila de Góis, pela utilização indevida e desadequada dos equipamentos, bem como pelos atos de vandalismo de pinturas recentemente ocorridos, impõe-se a necessidade de dotar este local de um sistema de videovigilância, em conformidade com a legislação em vigor, de forma a conservar e preservar este parque infantil, propriedade do Município, sendo este o objeto do presente Projeto denominado “ “O teu Parque é o nosso Parque!”

PUBLICIDADE



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *