A sede do Agrupamento de Escuteiros de Santa Apolónia recebeu, na noite de 3 de novembro, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos autárquicos da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades para o mandato 2025-2029.
Foram empossados os membros do executivo da Junta de Freguesia, presidido por Luís Correia, que será acompanhado por Hélio Paulino, Gisela Curto, Fausto Reis e Ana Madureira.
Na Mesa da Assembleia de Freguesia, foram eleitos José Viterbo (presidente), Nuno Laranjeira e Susana Reis, que assumem agora a condução dos trabalhos do órgão deliberativo local.
Durante a cerimónia, Luís Correia dirigiu uma mensagem de reconhecimento e compromisso à população, sublinhando que “este é um daqueles momentos em que o coração fala tanto quanto a razão” e assumindo “com orgulho e renovado sentido de responsabilidade” a continuidade de um projeto que se tem pautado pela proximidade, pela coesão social e pela valorização do território.
O autarca destacou ainda o trabalho conjunto desenvolvido com a Câmara Municipal de Coimbra nos últimos anos e revelou que dois projetos estruturantes estão prontos a avançar: a requalificação da sede da Junta e o projeto de execução da EB1 de Santa Apolónia, ambos considerados fundamentais “para as pessoas, para os serviços e para as nossas crianças”.
Num discurso marcado pela serenidade e pelo sentido de serviço público, Luís Correia deixou uma mensagem de união e de continuidade: “Não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos as nossas mãos — e nelas, a vontade, o esforço e a competência de todos os que acreditam que servir é transformar.”
O presidente reeleito reafirmou ainda o compromisso de “trabalhar com todos, de forma leal e construtiva, mas com firmeza quando estiver em causa o interesse da freguesia”, concluindo com a seguinte mensagem de confiança “O futuro conquista-se com novas gerações capazes de continuar um percurso de conquistas com mais de 50 anos. É para as pessoas e com as pessoas que vamos trabalhar.”
A cerimónia contou com a presença de eleitos, representantes de instituições locais e numerosos populares que encheram o espaço numa demonstração de apoio e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
