PUB
Ocorrências

Temporal causa 64 ocorrências desde a madrugada e mantém regiões sob aviso vermelho

PUB
PUB

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 00:00 e as 07:00 desta segunda-feira, 64 ocorrências relacionadas com chuva e vento fortes. A maior parte das situações envolveu quedas de árvores, deslizamentos de terras, inundações e quedas de estruturas, como andaimes e painéis publicitários, sem registo de vítimas. Estes números somam-se às 568 ocorrências contabilizadas no domingo.

Os distritos mais afetados incluem Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu, com destaque para zonas próximas das bacias hidrográficas do Douro, Vouga, Mondego, Águeda e Coimbra, onde as autoridades alertaram para possíveis submersões de vias.

A gestão das estradas cortadas tem sido conduzida pelos serviços de proteção civil locais, com intervenções pontuais para remover obstáculos, como árvores caídas, permitindo a reabertura das vias afetadas.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



No domingo, registaram-se dois episódios significativos: a queda de uma árvore que danificou vários veículos em Cinfães, no distrito de Viseu, e a abertura de uma cratera no pavimento de uma estrada nacional em Moimenta da Beira. Nenhuma destas situações resultou em vítimas.

Avisos devido à depressão Hermínia

Devido aos efeitos da depressão Hermínia, que trouxe chuva persistente, rajadas de vento até 110 km/h e agitação marítima, a ANEPC elevou o nível de alerta nas regiões Centro e Norte. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho os distritos de Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, válido entre as 12:00 desta segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de ondas de noroeste entre 7 e 8 metros, podendo atingir os 14 metros.

Outros distritos estão sob aviso amarelo por causa da chuva, vento forte e queda de neve. Em Santarém, Lisboa e Portalegre, o aviso por chuva vigorará até às 09:00, enquanto Évora e Beja mantêm o alerta até às 12:00 e Faro e Setúbal até às 15:00 desta segunda-feira. O vento forte afeta vários distritos, incluindo Coimbra, que estará sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje.

Além disso, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Viana do Castelo e Braga poderão registar queda de neve acima dos 700 metros entre as 18:00 desta segunda-feira e as 12:00 de terça-feira.

PUBLICIDADE



PUB
Beira Digital

Recent Posts

Chuva intensa corta circulação no Túnel de Carpinteiros, no Luso

Devido às fortes chuvas que têm afetado a região, o Túnel de Carpinteiros, na freguesia…

7 horas ago

Chuva intensa coloca 15 distritos sob aviso até sábado

A chuva forte e persistente vai marcar os próximos dias em grande parte do território…

8 horas ago

Eduardo Santos promete “tempo de consolidação e ambição” para Penela

O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, tomou posse para o…

9 horas ago

Pagamentos de apoios aos agricultores ultrapassam os 651 milhões de euros em outubro

O Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas…

9 horas ago

Góis celebra os Santos com mel, castanhas e tradições locais

O Pavilhão Gimnodesportivo de Góis recebe este sábado, 1 de novembro de 2025, mais uma…

10 horas ago

José Francisco Rolo renova compromisso com o desenvolvimento e os oliveirenses

José Francisco Rolo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, iniciando…

10 horas ago
PUB

This website uses cookies.