A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 00:00 e as 07:00 desta segunda-feira, 64 ocorrências relacionadas com chuva e vento fortes. A maior parte das situações envolveu quedas de árvores, deslizamentos de terras, inundações e quedas de estruturas, como andaimes e painéis publicitários, sem registo de vítimas. Estes números somam-se às 568 ocorrências contabilizadas no domingo.
Os distritos mais afetados incluem Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Viseu, com destaque para zonas próximas das bacias hidrográficas do Douro, Vouga, Mondego, Águeda e Coimbra, onde as autoridades alertaram para possíveis submersões de vias.
A gestão das estradas cortadas tem sido conduzida pelos serviços de proteção civil locais, com intervenções pontuais para remover obstáculos, como árvores caídas, permitindo a reabertura das vias afetadas.
No domingo, registaram-se dois episódios significativos: a queda de uma árvore que danificou vários veículos em Cinfães, no distrito de Viseu, e a abertura de uma cratera no pavimento de uma estrada nacional em Moimenta da Beira. Nenhuma destas situações resultou em vítimas.
Devido aos efeitos da depressão Hermínia, que trouxe chuva persistente, rajadas de vento até 110 km/h e agitação marítima, a ANEPC elevou o nível de alerta nas regiões Centro e Norte. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho os distritos de Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, válido entre as 12:00 desta segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de ondas de noroeste entre 7 e 8 metros, podendo atingir os 14 metros.
Outros distritos estão sob aviso amarelo por causa da chuva, vento forte e queda de neve. Em Santarém, Lisboa e Portalegre, o aviso por chuva vigorará até às 09:00, enquanto Évora e Beja mantêm o alerta até às 12:00 e Faro e Setúbal até às 15:00 desta segunda-feira. O vento forte afeta vários distritos, incluindo Coimbra, que estará sob aviso amarelo até às 21:00 de hoje.
Além disso, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Viana do Castelo e Braga poderão registar queda de neve acima dos 700 metros entre as 18:00 desta segunda-feira e as 12:00 de terça-feira.
Devido às fortes chuvas que têm afetado a região, o Túnel de Carpinteiros, na freguesia…
A chuva forte e persistente vai marcar os próximos dias em grande parte do território…
O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, tomou posse para o…
O Ministério da Agricultura e Mar, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas…
O Pavilhão Gimnodesportivo de Góis recebe este sábado, 1 de novembro de 2025, mais uma…
José Francisco Rolo tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, iniciando…
This website uses cookies.