A Câmara Municipal da Sertã anunciou a desativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC), com efeitos a partir das 19h30 do dia 16 de fevereiro de 2026. A decisão surge na sequência do fim da situação de calamidade, declarada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 24-A/2026, que terminou às 23h59 do dia 15 de fevereiro, e foi determinada pelo presidente da autarquia, Carlos Miranda, ao abrigo da Lei n.º 65/2007.
Nos últimos dias verificou-se uma melhoria significativa das condições meteorológicas e uma mitigação substancial dos danos provocados por cheias e deslizamentos de terra causados por precipitação intensa e vento anómalo. Também foi registado o desagravamento do Estado de Prontidão Especial para o Nível I.
Durante a tempestade Kristin, diversas entidades estiveram ativas no terreno, incluindo o Serviço Municipal de Proteção Civil, funcionários e voluntários do município e das juntas de freguesia, Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e da Sertã, GNR, E-Redes, IP – Infraestruturas de Portugal, Exército, Força Especial de Proteção Civil, sapadores florestais e voluntários de todo o país.
O município destacou ainda a generosidade da população e de empresas, que enviaram doações de materiais essenciais, como lonas, telhas, plásticos e alimentos, para apoiar a resposta à catástrofe e a reconstrução das zonas afetadas.
O presidente Carlos Miranda sublinhou o papel fundamental da comunidade na resposta à tempestade: “O espírito de comunidade permitiu uma maior resistência à catástrofe. Uma verdadeira prova de resiliência e força de um povo, que perante qualquer adversidade, não parou de socorrer e agora ajuda a reconstruir o concelho da Sertã.”