António José Seguro vai surgir em primeiro lugar nos boletins de voto da segunda volta das eleições presidenciais, na sequência do sorteio realizado esta segunda-feira pelo Tribunal Constitucional. André Ventura ocupará a posição imediatamente abaixo, ficando assim definida a ordem gráfica com que os eleitores encontrarão os dois candidatos no dia da votação.
A segunda volta está marcada para 8 de fevereiro e resulta do desfecho da primeira ronda, realizada no domingo passado, em que Seguro e Ventura foram os mais votados. De acordo com os dados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, António José Seguro reuniu 31,1% dos votos, enquanto André Ventura alcançou 23,5%.
Entretanto, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) esclareceu que os boletins de voto da segunda volta terão apenas os nomes dos dois candidatos apurados, tanto em território nacional como no estrangeiro, incluindo nas modalidades de voto antecipado. A entidade sublinha que qualquer indicação em sentido contrário não corresponde à realidade.
Ainda assim, a CNE admite a possibilidade de uma situação excecional, caso os boletins específicos da segunda volta não cheguem atempadamente a algum local. Nessa circunstância, poderá ser utilizado o boletim da primeira volta, mas apenas como solução de recurso.
Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade poderão fazê-lo no dia 1 de fevereiro, uma semana antes da votação final que decidirá o próximo Presidente da República.
Com a campanha a entrar na reta decisiva, o confronto entre Seguro e Ventura promete intensificar o debate político e mobilizar os eleitores para uma escolha que se antevê determinante para o futuro político do país.