O novo executivo da Câmara Municipal de Góis e da Assembleia Municipal tomaram posse, esta segunda-feira. O presidente da Câmara reeleito, Rui Sampaio, reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar “em prol do desenvolvimento do concelho” e de manter “uma gestão determinada, responsável, rigorosa e transparente”.
No seu discurso de tomada de posse, Rui Sampaio começou por agradecer “a todos os autarcas que ao longo do último mandato exerceram funções” e expressou “gratidão aos goienses pela renovação da confiança que depositaram em nós e nas nossas propostas para Góis”.
O autarca sublinhou que a política “só faz sentido se for dirigida aos cidadãos” e que os eleitos “representam o povo e não a si próprios ou às suas conveniências pessoais”. Comprometeu-se ainda a “acolher as opiniões e os contributos de todos os que estiverem empenhados nas melhores soluções para o desenvolvimento do concelho”.
Entre as prioridades para o novo mandato, Rui Sampaio destacou o reforço da atratividade do território, a criação de emprego e o apoio às populações. “Queremos continuar a trabalhar para atrair pessoas e investimento para Góis”, afirmou, salientando que “a população residente aumentou, o que nos encoraja e dá força e motivação”.
O presidente revelou ainda que “a implementação para breve de uma empresa de referência no espectro empresarial nacional poderá ser a mola de arranque para que outras olhem para o nosso território de outra forma”, mas alertou que é essencial “dar confiança a quem já cá está, a quem luta diariamente enfrentando as adversidades do interior”.
Entre os projetos previstos, Rui Sampaio apontou a “instalação de fibra ótica para mais de 2.500 habitações”, a “melhoria das acessibilidades e arruamentos nas aldeias” e a “implementação do loteamento no Baião, para permitir o acesso a habitação a preços acessíveis aos jovens”.
O autarca reafirmou também a intenção de “manter a dinâmica de apoio à infância, às pessoas idosas e aos doentes sem apoio familiar”, bem como o incentivo “às atividades do setor primário, à caça, pesca, turismo e economia florestal”.
Rui Sampaio apelou ainda a uma “cooperação ativa entre o município e o tecido empresarial” e ao envolvimento das juntas de freguesia, que considerou “parceiros privilegiados para responder às solicitações dos cidadãos”.
No final, o presidente deixou uma mensagem de união e compromisso: “A nossa atitude será sempre na defesa dos interesses da nossa terra, colocando os goienses em primeiro lugar. Esta tomada de posse assume a renovação de um enorme compromisso que continuo a abraçar com sentido de responsabilidade, espírito de missão e dedicação.”
Concluiu com um apelo à colaboração de todos: “Conto com todos os eleitos para cooperar e fazer do nosso concelho um lugar melhor para viver e trabalhar. Contem comigo para vos ouvir e continuar a fazer o melhor que estiver ao meu alcance em prol do desenvolvimento deste território.”
“É tempo de continuar a trabalhar, não baixar os braços, manter a motivação, continuar em frente neste grande desafio”, rematou Rui Sampaio, encerrando o discurso com um emocionado “Viva Góis, vivam os goienses”.
