PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Prémio Pedro Matos 2026 desafia comunidade escolar a explorar práticas inovadoras para tornar a Matemática acessível a todos

‘Matemática sem barreiras’ é o tema da 18.ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria, cujas inscrições já se encontram a decorrer, em https://premiopedromatos.ipleiria.pt/. Dirigido a alunos e professores do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’, respetivamente, o prémio visa fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática e pelas suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos. 

Este ano, a iniciativa desafia a comunidade escolar a refletir sobre práticas que promovam um processo de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento matemático acessível a qualquer público, explorando diferentes abordagens pedagógicas. Entre os tópicos que podem ser trabalhados por alunos e professores destacam-se: inovação no ensino e aprendizagem da Matemática; estratégias dirigidas a necessidades específicas; Matemática para idosos; formas ativas de ensino e aprendizagem; atividades colaborativas; e práticas inovadoras para tornar a Matemática acessível a todos.

Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição online até ao dia 11 de maio de 2026, sendo que a candidatura formal e a entrega dos trabalhos deverão ocorrer até 15 de junho. Os alunos podem candidatar-se ao Prémio Pedro Matos individualmente ou em grupo, num máximo de três alunos, havendo ainda a possibilidade de integrar um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.

Nos trabalhos apresentados sugere-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos, vídeos, entre outros recursos, devendo ainda incluir material interativo e/ou de reprodução experimental, relacionado com o tema abordado. Na avaliação dos trabalhos serão considerados os parâmetros: originalidade e criatividade; rigor e fundamentação matemática; clareza da exposição; e apresentação.

Nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ (ensino secundário) e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’ (ensino básico) são reconhecidos os três melhores trabalhos, com a atribuição de prémios monetários no valor de 500 euros (1.º prémio), 300 euros (2.º prémio) e 200 euros (3.º prémio). Cada estudante premiado é ainda contemplado com um bilhete de família de visita ao Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, Santarém.

A entrega dos prémios decorre no Mat-Oeste 2026: Matemática na Região Oeste, a realizar-se no dia 10 de julho, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde estarão igualmente expostos os trabalhos submetidos a concurso. Dirigido a professores de todos os níveis de ensino e ao público em geral, o evento pretende ser um encontro de divulgação, discussão e partilha de experiências e competências nas mais diversas vertentes da Matemática, promovendo a sua valorização na região Oeste. As inscrições para o evento também já se encontram abertas, em https://www.ipleiria.pt/estg-dmat/matoeste/

A comissão organizadora da 18.ª edição do Prémio Pedro Matos e do Mat-Oeste 2026 é constituída pelos professores Ana Mendes, Conceição Nogueira, Paula Faria, Luís Cotrim e Rui Paiva, do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria.

O Prémio Pedro Matos nasceu como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, natural de Porto de Mós, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria, onde desempenhou também funções como coordenador do Departamento de Matemática e presidente do Conselho Científico.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Artigos relacionados