Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar a partir de segunda-feira, segundo as previsões divulgadas esta sexta-feira pelo Automóvel Club de Portugal (ACP).
De acordo com as estimativas, o gasóleo deverá subir 4,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina deverá ficar dois cêntimos mais cara. Atualmente, o gasóleo simples custa em média 1,544 euros por litro e a gasolina simples 95 está nos 1,684 euros, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), disponíveis no portal Preços dos Combustíveis Online.
Estas subidas surgem num contexto em que o Governo já confirmou que a reversão do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) será feita de forma gradual, para evitar um impacto repentino no preço final pago pelos consumidores.
Durante o debate do Orçamento do Estado para 2026, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, recordou que o desconto no ISP foi uma medida temporária criada em 2022, no início da guerra na Ucrânia, quando o preço do petróleo ultrapassou os 120 dólares por barril. Atualmente, o valor ronda os 60 dólares.
O ministro frisou ainda que o Orçamento do Estado para o próximo ano não prevê aumentos de impostos, incluindo o próprio ISP, e reiterou que o IRS voltará a descer, com nova atualização dos escalões e redução das taxas intermédias.
