O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), através dos Serviços de Ação Social (SASIPC), promove esta quarta-feira, 4 de junho, o Fórum – A2ES sobre Alojamento de Estudantes do Ensino Superior, no auditório do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC-IPC), com início marcado para as 09h30.
O evento irá reunir mais de 100 participantes, entre os quais se incluem representantes de instituições de ensino superior, especialistas na área da ação social, dirigentes estudantis e estudantes. O objetivo é discutir e refletir sobre a temática do alojamento estudantil, considerada uma área de interesse e de atual relevância política.
Segundo o IPC, o fórum “visa contribuir para a melhoria das condições de alojamento e bem-estar dos estudantes do ensino superior”.
A sessão de abertura contará com a presença de Cristina Perdigão, diretora da Agência ERASMUS+, e do presidente do IPC, Jorge Conde.
Entre os temas em destaque está a conferência “Panorama e realidades sobre o alojamento estudantil no ensino superior em Portugal”, a cargo de Andreia Godinho Lopes, coordenadora para a área do alojamento no ensino superior da Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação.
O programa inclui ainda três painéis de debate: “Socialização e multiculturalidade nas residências de estudantes”; “Realidades sobre o Alojamento Estudantil no Ensino Superior” e “Modelos e desafios de gestão hoteleira de residências de estudantes”.
Estes painéis contam com a participação de representantes da Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico de Santarém, Federação Académica de Lisboa, Federação Académica do Porto, Associação Académica de Coimbra, FNAESP – Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico, Universidade de Aveiro e da residência privada StudentVille.
O IPC reforça que esta iniciativa pretende “envolver a comunidade académica e outros intervenientes relevantes num diálogo sobre soluções e boas práticas no alojamento estudantil”.