Celebrou-se, esta segunda-feira, o Dia Mundial da Saúde, data que assinala os 77 anos da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Este ano, o tema escolhido é “Inícios saudáveis, futuros cheios de esperança”, com o qual a OMS pretende lançar uma campanha centrada na saúde materna e neonatal, recorrendo ao poder transformador da arte.
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) assinala a efeméride através da divulgação de conteúdos artísticos, nomeadamente imagens do concurso de fotografia promovido pela SRCOM em 2023 e do ‘Hino do SNS’, criado em 2024 para comemorar os 45 anos do Serviço Nacional de Saúde. Estes conteúdos serão partilhados no site e nas redes sociais da SRCOM.
“A arte, nas suas mais diversas expressões, tem a possibilidade de nos proporcionar bem-estar e pode ser catalisador para a cura, reduzir o stress, melhorar a saúde mental, promover a comunicação e a criatividade”, afirma Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SRCOM. Acrescenta ainda que “não é por acaso que, cada vez mais, há obras de arte e momentos de partilha artística nas unidades de saúde”.
“Nesta missão através do poder transformador da arte, à qual a SRCOM se associa, damos a conhecer fotografias e o hino dos 45 anos do SNS como mote deste dia”, conclui Manuel Teixeira Veríssimo.