Numa ação concertada entre a Polícia Judiciária (PJ) e a Marinha Portuguesa foi realizada, nos últimos dias, uma operação de combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, na sequência da qual foi possível localizar e intercetar um semi-submersível, utilizado por uma organização criminosa transnacional, que transportava mais de 1,7 toneladas de cocaína, com destino à Península Ibérica.
A operação “El Dorado”, em que participaram, além da PJ e da Marinha, a Força Aérea Portuguesa, a National Crime Agency do Reino Unido, a Drug Enforcement Administration e a Joint Interagency Task Force South, ambas dos EUA, teve origem em informação partilhada no Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N).
Na embarcação, intercetada em pleno Oceano Atlântico, seguiam quatro tripulantes, juntamente com o produto estupefaciente, que teria como destino final diversos países do continente europeu.
A investigação, a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, prossegue em cooperação com as autoridades de outros países.
