Decorreu na manhã de sexta-feira, 31 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Executivo e da Assembleia Municipal de Penamacor. O ato marcou o início do novo mandato autárquico para o quadriénio 2025-2029.
Na sessão foram eleitos Valéria Gonçalves Cruchinho, António Manuel Santo Pinto e Sandra Maria Gil Saraiva, todos do Partido Socialista (PS), como presidente, primeiro e segundo secretários da Assembleia Municipal, respetivamente.
Tomaram também posse como membros do Executivo camarário José Miguel Ribeiro de Oliveira (PS), que assume a presidência da Câmara Municipal, e os vereadores Pedro Miguel Correia Vaz Silveiro (PS), Guida Maria Matos Esteves Leal (PS), Filipe André Leitão Ramos Batista (Nossa Terra) e Noémia Campos Crucho (Nossa Terra).
A Assembleia Municipal passa a contar ainda com representantes do PS, do movimento Nossa Terra e do PSD, bem como os presidentes das juntas de freguesia que integram o órgão por inerência de funções.
Durante a cerimónia, Valéria Gonçalves Cruchinho expressou “honra, responsabilidade e gratidão” por reassumir o cargo, sublinhando que cada ciclo autárquico é “um novo capítulo na história do concelho”. Agradeceu aos autarcas cessantes e apelou ao diálogo e à união em torno do interesse comum de Penamacor.
José Miguel Ribeiro de Oliveira, novo presidente da Câmara Municipal, afirmou encarar o cargo “com honra e total responsabilidade”, destacando o orgulho de representar todos os penamacorenses e os valores do Partido Socialista. Sublinhou ainda a importância da humildade e do compromisso com o desenvolvimento do concelho.
O autarca deixou também uma homenagem a todos os que, ao longo dos anos, contribuíram para o progresso de Penamacor, enaltecendo o trabalho do executivo cessante. A cerimónia contou com momentos musicais protagonizados pela Academia de Música e Dança do Fundão e pela Escola Geração Musical, que abrilhantaram o evento.
