O concelho de Mortágua volta a celebrar um dos seus maiores símbolos gastronómicos com a XVI edição do Fim de Semana da Lampantana, que decorre nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro. Ao todo, 13 restaurantes aderem a esta iniciativa, organizada pelo Município de Mortágua, que volta a destacar o saber-fazer e a autenticidade desta iguaria única da gastronomia local.
O Fim de Semana da Lampantana conta com 13 restaurantes aderentes prontos para celebrar e servir esta iguaria tradicional do concelho. Nesta 16.ª edição, participam os restaurantes Adega dos Sabores, A Lanchonete, A Mó, A Roda, Aldeia Sol, Cadete dos Leitões, Café Park, Casa Oliveira, Fazenda, Montebelo Aguieira, Origens, Orlando e Stop.
À semelhança de anos anteriores, o Município irá oferecer o vinho tinto (Dão DOC), produzido em Mortágua, para complemento das refeições. Para além do serviço à mesa, 11 restaurantes vão também disponibilizar a opção de Take Away.
Confecionada com carne de ovelha e assada em caçoila de barro em forno de lenha, a Lampantana é servida com batata fardada e grelos da várzea de Mortágua, acompanhada por pão caseiro e vinho local. Mais do que um prato, representa uma tradição centenária que se manteve viva através das gerações, combinando ingredientes simples com um profundo conhecimento artesanal.
A tradição oral e a literatura permitem dizer, com toda a segurança, que a origem desta iguaria é de facto muito antiga. Abundavam no concelho os rebanhos de ovelha, que serviam para a alimentação e o sustento das famílias. Haviam as oficinas de olaria tradicional, onde se fabricavam manualmente as caçoilas e outros artefactos de barro. Os fornos a lenha utilizados para cozer o pão e ao mesmo tempo assar as caçoilas de carne, eram muito comuns. Esta conjugação de fatores terá contribuído para a preservação desta iguaria e a sua autenticidade.
Marca registada de Mortágua e verdadeiro ex-libris do concelho, a Lampantana é atualmente um produto turístico de referência, reconhecido pela sua qualidade e autenticidade. A fama deste prato faz de Mortágua “a terra da Lampantana”, atraindo visitantes de várias regiões do país.
Hoje é definitivamente um produto turístico do concelho de Mortágua, que atrai muitos visitantes, especialmente neste fim de semana gastronómico.
À volta da “Lampantana” criam-se momentos de convívio e encontro, reunindo à mesa famílias, grupos de amigos, trabalhadores de empresas, fazendo com que este evento gastronómico seja também um evento social.
Na edição anterior foram servidas quase 4 mil doses de Lampantana, sendo que mais de 40% tiveram origem em clientes oriundos de fora do concelho.
As pessoas que se deslocarem a Mortágua para participar no Fim de Semana da Lampantana não só terão a oportunidade de saborear esta especialidade gastronómica, como também poderão participar num sorteio. Mediante o preenchimento de um cupão, ficam habilitadas a ganhar um prémio composto por uma caixa de garrafas de vinho da série especial Lampantana e um voucher para duas pessoas, no valor de 60 euros, que poderá ser utilizado em qualquer um dos restaurantes aderentes.
