PUBLICIDADE

Metro Mondego pode liderar expansão com apoio da CIM Região de Coimbra

No âmbito do roteiro promovido pelo Governo “Mobilidade com Proximidade 2025”, os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra receberam a visita da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.

A reunião de trabalho teve como objetivo debater os principais desafios e perspetivas da mobilidade na Região de Coimbra e contou com as presenças dos autarcas da região e técnicos intermunicipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entre os pontos mais relevantes abordados nesta reunião de trabalho, destacam-se a oferta do serviço intermunicipal de transportes de passageiros, cuja nova concessão já está a ser preparada para começar no início do segundo semestre deste ano; o transporte flexível na Região de Coimbra (SIT Flexi); a ferrovia; o Sistema de Mobilidade do Mondego e a mobilidade suave (desenvolvimento da rede ciclável da Região de Coimbra).

Para além do enquadramento feito pelo secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, sobre a evolução da CIM enquanto Autoridade de Transportes e sobre a afirmação desta região enquanto Região Metropolitana, também os autarcas presentes tiveram oportunidade de partilhar com a representante do Governo as suas preocupações em relação a soluções que são necessárias para, efetivamente, poder melhorar a mobilidade na região. 

Depois da apresentação, Cristina Pinto Dias afirmou que “há um alinhamento na forma como vocês veem a mobilidade e naquilo que nós estamos a fazer para melhorar a mobilidade”. Segundo a Secretária de Estado, o alargamento do Sistema de Mobilidade do Mondego, “tão importante para a região”, está em avaliação, para ser feito no sentido Coimbra, Cantanhede e Mealhada, e Coimbra Condeixa-a-Nova, sublinhando que acredita na capacidade da Metro Mondego para liderar este processo de expansão com a CIM Região de Coimbra.

A governante destacou ainda o projeto ambicioso do Move-C, que oferece à região um passe intermodal que permite mobilidade em todo o território e que pode servir de referência para todo o país. 

“O que estiver ao nosso alcance tudo faremos para que esteja pronto a funcionar no dia 1 de julho”, realçou Cristina Pinto Dias.

A secretária de Estado da Mobilidade delineou a estratégia governamental para o setor, sublinhando a importância crucial destes encontros para assegurar que as políticas de mobilidade sejam adaptadas às particularidades e exigências de cada território. Além disso, a governante expressou o seu apreço pelos líderes municipais da Região de Coimbra, destacando que ficou evidente que “esta região está no rumo certo e que todos estão unidos num esforço conjunto de coesão territorial. Este alinhamento é fundamental para o desenvolvimento da mobilidade na Região de Coimbra”.

PUBLICIDADE