Luis Pastor é o vencedor do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2024, por decisão do júri, reunido esta sexta-feira, dia 22 de novembro, no Ministério da Cultura do Governo de Espanha, em Madrid.
O júri reconheceu o músico e compositor pela “sua longa carreira e percurso profissional de mais de cinquenta anos, tanto em Espanha como em Portugal, bem como a sua ligação à defesa dos valores democráticos e a sua contribuição musical e poética para as transições sociais de ambos os lados da fronteira partilhada, desde logo pela influência da Revolução dos Cravos”.
O júri salientou ainda que, dos seus primeiros álbuns ao mais recente, “Extremadura fado”, Luis Pastor “mostra a constância do seu amor pela poesia e pelos géneros musicais portugueses e o seu envolvimento com a música cabo-verdiana, o que faz dele uma figura que transcende as fronteiras entre Portugal e Espanha”.
O Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, de carácter bienal, tem uma dotação de 75.000 euros. Foi criado em 2006 com o objetivo de homenagear um autor, pensador, criador ou intérprete vivo, ou ainda uma instituição que, através do seu trabalho no domínio das artes e da cultura, tenha contribuído de forma significativa para o reforço dos laços entre os dois Estados e para um maior conhecimento recíproco da criação ou do pensamento.
Vencedores anteriores
- 2006 – José Bento (poeta e tradutor), Portugal.
- 2008 – Perfecto Cuadrado (professor e escritor), Espanha.
- 2010 – Álvaro Siza Vieira (arquiteto), Portugal.
- 2012 – Carlos Saura (cineasta), Espanha
- 2014 – Lídia Jorge (escritora), Portugal
- 2016 – Pilar del Río (escritora), Espanha
- 2018 – Mariza (fadista), Portugal
- 2022 – Paulo Branco (produtor de cinema), Portugal
(Em 2020, os dois países concordaram em não atribuir o Prémio, devido à pandemia).