A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) lançam esta terça-feira, 12 de novembro, uma moeda comemorativa de cinco euros dedicada ao Farol do Cabo de São Vicente, numa cerimónia marcada para as 18h00, nas instalações da Direção de Faróis, em Paço de Arcos. O evento é aberto ao público e os interessados poderão adquirir a moeda no local.
Esta emissão marca o início da série “Faróis Icónicos de Portugal”, composta por cinco moedas comemorativas, emitidas pelo Banco de Portugal e produzidas pela INCM, com lançamento anual. A primeira moeda, que assinala o Centenário da Direção de Faróis, homenageia o farol mais a sudoeste da Europa continental e com a maior ótica europeia em funcionamento, incluindo ainda uma versão ouro-proof para colecionadores.
A moeda contará também com uma edição em prata, com um anel luminoso alusivo à iluminação dos faróis portugueses. A autoria do desenho pertence a José João de Brito, escultor reconhecido pelas suas obras nas áreas da escultura, cerâmica e medalhística.
O Farol do Cabo de São Vicente tem origem em 1515, quando uma torre com uma fogueira, mantida por religiosos, guiava navegadores e socorria marítimos. Destruído em 1587 pelo corsário Francis Drake, foi reconstruído em 1606 por D. Filipe II e novamente restaurado em 1846, por ordem de D. Maria II. O farol possui lentes hiper-radiantes, as maiores alguma vez construídas, restando apenas sete faróis no mundo ainda equipados com este tipo de ótica.
A Divisão de Honra da AF Coimbra avança para a 7ª jornada este fim de…
O Cercal Rock regressa hoje à aldeia do Cercal, no concelho de Soure, para celebrar…
Esta manhã foi registado um tornado em Albufeira que provocou pelo menos 30 feridos, conforme…
A Divisão de Elite da Associação de Futebol de Coimbra prepara-se para uma jornada 7…
A Polícia Judiciária, através da Unidade de Informação Criminal, localizou e deteve, na zona de…
A Junta de Freguesia de São Gião realizou, na passada quinta-feira, uma cerimónia de homenagem…
This website uses cookies.