PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Jornalismo cultural em debate com cinema e música em Coimbra, de 3 a 7 de setembro 

Coimbra acolhe, de 3 a 7 de setembro, a 2ª edição do Cu.Co: Encontro de Jornalismo Cultural, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com curadoria de Rui Miguel Abreu. A programação foi apresentada publicamente hoje, dia 26 de agosto, em conferência de imprensa, no Café-Concerto do Convento São Francisco. O Cu.Co vai, assim, voltar a reunir jornalistas, críticos, artistas e programadores para discutir o papel e os desafios do jornalismo cultural durante cinco dias. O programa inclui mesas-redondas, visitas, performances e concertos, que vão decorrer em vários espaços culturais da cidade de forma a evidenciar a riqueza da oferta cultural de Coimbra.

Ao longo de cinco dias, o Cu.Co propõe mesas-redondas, visitas, performances e concertos. O programa decorre em vários espaços culturais da cidade e reúne jornalistas, críticos, artistas e programadores para discutir o papel e os desafios do jornalismo cultural, em articulação com a criação artística contemporânea.

O primeiro dia (3 de setembro) inicia-se com a mesa-redonda “Criação Teatral em Coimbra – Zonas de Partida e Chegada”, que junta A Escola da Noite, a Marionet – Associação Cultural e O Teatrão, seguida da antestreia de “Com que Linhas te Cruzas? A Viagem”, na Estação de Serpins. O espetáculo dá continuidade ao projeto de intervenção artística e cívica d’O Teatrão, que se debruça sobre o sistema de mobilidade urbana de Coimbra e a sua implementação.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



O segundo dia (4 de setembro) é dedicado à música e ao cinema, com visita guiada à Mus.Mus.Cbr. – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, mesa-redonda sobre “Instrumentos em vias de desextinção”, showcase de cordofones protagonizada por José Rebola, Ricardo Grácio e Miguel Calhaz. Na Casa do Cinema, vai decorrer a apresentação da estratégia municipal para o cinema em Coimbra, com a exibição do documentário “Por ti, Portugal, eu Juro!” e uma conversa com a realizadora Sofia da Palma Rodrigues.

No dia 5, a Semente Atelier, com sede no Seminário Maior, acolhe várias atividades abertas à comunidade, entre as quais a roda de conversa “Lugar que escuta, cidade que germina” e a performance-oficina “A Matéria do Gesto”. Naquele que marca o primeiro ano de atuação do atelier, este espaço recebe a conversa “Café e pão com história” (exclusiva à delegação de jornalistas do Cu.Co), com Patrícia Miguel Dias, do Projeto Bruta.

A 6 de setembro, a programação aborda os impactos do digital e do streaming na música e nas artes visuais, com debates no Convento São Francisco e no Centro de Artes Visuais. A mesa-redonda “A divulgação musical na idade do streaming” integra as intervenções da produtora Blue House, do Jazz ao Centro Clube (JACC), da Lux Records e da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), no Café-Concerto do Convento São Francisco. A partir das 15h30, o Centro de Artes Visuais convida a pensar sobre “A comunicação da arte contemporânea nos media: práticas e estratégias”, numa mesa-redonda em que participam Sílvia Escórcio e Clara Almeida Santos.

O último dia da iniciativa (7 de setembro) promove uma visita ao Centro de Artes Visuais, no encerramento das exposições “Juntos – Artur Rosa e Helena Almeida” e “Eu Paisagem”, de Andreia Nóbrega. O espaço Encontros de Fotografia acolhe ainda a mesa-redonda “Coimbra e a construção de uma nova centralidade contemporânea” e estende a proposta do programa para fora de portas, numa exposição à visita “Cave – Obras da Coleção Encontros de Fotografia”, patente na loja “A Feira”.

A encerrar o Cu.Co, o Café-Concerto é palco de um DJ set conduzido por Rui Ferreira (Lux Records), e ainda pelas atuações do Coro das Vontades, com Tiago Sousa (Associação Há Baixa) e de Filipe Furtado Trio (Blue House).

O programa completo pode ser consultado em: https://cu.co.pt/programa/ 

O evento conta com a presença de jornalistas que representam órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, designadamente Adailton Moura (Rapensando), António Néu (Revista Umbigo), Cristina Margato (Expresso), Diana Craveiro (Antena 1), Elsa Garcia (Revista Umbigo), Gonçalo Frota (Público), Gonçalo Oliveira (Rimas e Batidas), Pedro Vaz (Arte Capital), Ricardo Farinha (Observador), Rita Soares (Antena 1) e Simão Freitas (Lusa).

Com organização da Câmara Municipal de Coimbra, são entidades parceiras de programação: a Associação Há Baixa, A Escola da Noite, a Blue House, Caminhos do Cinema Português, o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, a Encontros de Fotografia, o Jazz ao Centro Clube, a Marionet, a Mus.Mus.Cbr. – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, a Semente Atelier e O Teatrão. Soma-se ainda à iniciativa como parceiro-media a Rádio Universidade de Coimbra.

A apresentação do programa contou com a participação do presidente da Câmara, José Manuel Silva, da diretora do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra, Maria Carlos, e do produtor e curador do programa, Rui Miguel Abreu.

PUBLICIDADE



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *