PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

João Mariano Pego integra grupo de trabalho da OMS na área da Hematologia

Grupo de trabalho ICSH OMS

João Mariano Pego, especialista em Patologia Clínica e Presidente do Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos, foi o único português a integrar a reunião do Grupo de Peritos de Trombose e Hemostase do International Council for Standardization in Haematology (ICSH), realizada a 20 de junho em Washington D.C., EUA. Esta organização, parceira não governamental da Organização Mundial da Saúde (OMS), elogiou publicamente o contributo do médico português para o avanço da medicina nesta área.

O ICSH é uma entidade internacional sem fins lucrativos que visa garantir resultados laboratoriais fiáveis e consistentes no diagnóstico hematológico. Para isso, coordena grupos de trabalho especializados responsáveis pela elaboração de diretrizes internacionais. João Mariano Pego, que também é responsável pelo Laboratório de Hemostase da Unidade Local de Saúde de Coimbra, está atualmente envolvido na criação de uma nova Guideline internacional.

Durante a reunião, foi reconhecido o impacto do trabalho de Pego no desenvolvimento de práticas laboratoriais globais na área de trombose e hemostase. O especialista destacou o orgulho em contribuir para decisões que beneficiam doentes em todo o mundo, reforçando que estes devem estar sempre no centro da atividade médica.

Após o encontro com o ICSH, o médico participou ainda no Congresso da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia 2025, também realizado em Washington D.C., reforçando a sua presença ativa nos principais fóruns internacionais da especialidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Artigos relacionados