Durante a última semana foram hasteadas as bandeiras verdes das escolas que desenvolveram no ano letivo anterior. Trata-se de um plano de ação que tem como objetivo tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola, mas também da comunidade na qual estão inseridas.
Este reconhecimento das boas práticas ambientais, foi atribuído, no ano letivo 2023-2024, ao Jardim de Infância de Serpins; Jardim de Infância do Freixo; EB1 e JI de Santa Rita; Jardim de Infância das Fontainhas; Jardim de Infância da Lousã; EB1 de Casal de Santo António; Escola Básica n.º 1 da Lousã; Escola Básica n.º 2 da Lousã; Escola Secundária da Lousã e Jardim de Infância da ADIC – Vilarinho.
As cerimónias contaram com a presença da vice-presidente, Henriqueta Oliveira, e de todos os conselheiros Eco-Escolas que assinalaram ainda a celebração do Dia da Floresta Autóctone que foi estabelecido a 23 de novembro, não só para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, mas principalmente, para assinalar o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores. Para este efeito, em todos os estabelecimentos de ensino, simbolicamente, foi ainda plantada uma árvore autóctone.
A autarquia recorda que todos os estabelecimentos acima referidos renovaram o compromisso com a sustentabilidade e, com o apoio do Município, estão novamente inscritos no Programa Eco-Escolas 2024-2025.