O Projeto Estúdio, grupo de teatro da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), estreia no próximo dia 1 de novembro, às 11h00, na livraria Faz de Conto, a sua mais recente criação: “Oficina para Descobrir a Parte de Dentro das Coisas”. A entrada é livre e a atividade destina-se a públicos de todas as idades.
Inspirada no livro “A História do Coco que Aprendeu a Ser Ovo”, de Mafalda Santos e Marisa Silva, esta oficina-espetáculo convida os participantes a explorar o imaginário e o movimento corporal num ambiente de partilha e descoberta. O público é desafiado a levar apenas a sua imaginação e vontade de “abanar o corpo todo”, num momento que mistura teatro, brincadeira e criatividade.
A apresentação marca o encerramento do ciclo de oficinas criadas pelo Projeto Estúdio ao longo de 2025, realizadas em diversas livrarias de Coimbra. Após a estreia, o espetáculo terá sessões duplas nos dias 3 e 4 de novembro, às 10h00 e 11h00, na Almedina Estádio Cidade de Coimbra e na Casa do Castelo, respetivamente.
A iniciativa integra o programa “É Urgente”, criado no âmbito das comemorações dos 50 anos da APCC. Coordenado pela professora de teatro Adriana Campos, o programa nasce da ideia de que “é urgente conhecer o mundo, o outro e a nós mesmos”, inspirada no verso de Eugénio de Andrade: «É urgente permanecer».
O projeto conta com o apoio de vários parceiros culturais, entre os quais os Ligados às Máquinas (orquestra de samples da APCC), editora BOCA, A Escola da Noite, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Convento São Francisco, Rádio Universidade de Coimbra, Teatrão e Teatro Académico de Gil Vicente.
O Projeto Estúdio é um dos dois grupos teatrais da APCC, inserido nas atividades artísticas da instituição, que têm como objetivo promover a inclusão social através da arte. O grupo aposta na expressão dramática e na criação coletiva, levando ao público experiências artísticas que desafiam perceções e celebram a diversidade.
