O município da Figueira da Foz volta a marcar presença na “DENSO- Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra”, cuja terceira edição decorre no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, até ao próximo dia 3 de abril.
Coorganizada pelo Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC), no âmbito do projeto @GIR/Gabinetes de Inovação Regional, esta Mostra apresenta obras de artistas dos municípios da CIM-RC, com a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco.
Sob o tema “Terras”, o Município da Figueira da Foz assume a sua litoralidade no veraneio de outros tempos e “mostra-se” com duas fotografias de Manuel Santos, pertencentes ao espólio do Arquivo Fotográfico Municipal.
Paralelamente à Mostra, aos sábados à tarde, decorrem múltiplas atividades culturais. Deste modo, a técnica municipal Ana Domingues dinamiza no dia 8 de março, pelas 16h00, no local, a atividade “Património Imagético e a Construção do Conhecimento – O Arquivo Fotográfico da Figueira da Foz”. Nela abordará a importância da arquivística de documentação fotográfica, evidenciando o seu papel na preservação e no estudo da história e do património local.
Desta perspetiva mais lata, surgirão mais duas intervenções, também por técnicos municipais. “A fotografia como fonte primária na construção do conhecimento: o Observatório Meteorológico da Figueira da Foz no século XIX”, por Carlos Batista e “O Porto da Figueira da Foz: uma biografia iconográfica”, por Marco Penajoia, coautor do livro “A Barra e o Porto da Figueira da Foz”, recentemente editado.
