A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove esta quarta-feira, às 11h05, o exercício nacional “A Terra Treme”, uma iniciativa de sensibilização para o risco sísmico que desafia a população a praticar três gestos simples que podem salvar vidas: baixar, proteger e aguardar.
Em Vila Nova de Poiares, a ação realiza-se no Centro Escolar de São Miguel de Poiares, envolvendo a comunidade educativa local.
O exercício, que dura apenas um minuto, tem como objetivo preparar os cidadãos para saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, promovendo comportamentos de autoproteção e medidas preventivas.
Esta é a 13.ª edição da iniciativa, que se realiza todos os anos a 5 de novembro, data que coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para os Tsunamis e ocorre poucos dias depois do aniversário do Terramoto de 1755, que este ano assinala 270 anos.
Em todo o país, os Comandos Regionais e Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil, em parceria com escolas, autarquias, bombeiros e outras entidades, estão a desenvolver atividades de sensibilização relacionadas com o risco sísmico.
