A terceira edição do Encontros de Cinema e Audiovisual na Mealhada realiza-se no próximo dia 7 de novembro, no Cineteatro Messias, com um programa dedicado às extensões do cinema, como a banda desenhada, os videojogos, a fotografia e o cosplay, e ao papel da Inteligência Artificial (IA) na criação artística.
O painel principal, intitulado “Universos e Multiplataformas do Cinema”, contará com a participação de artistas, ilustradores, game designers, videógrafos e designers, que irão debater os diversos mundos onde o cinema atualmente habita e a forma como a IA pode influenciar o seu futuro.
O programa inclui ainda a exibição do filme “O Velho e a Espada”, com a presença do realizador Fábio Powers e da equipa de cosplay Akio e amigos. O filme, estreado recentemente em algumas salas, é uma comédia de fantasia independente, inspirada em títulos como “Evil Dead” e “Power Rangers”, que mistura humor, ação e elementos de absurdo.
Durante a manhã, serão projetadas e apresentadas curtas-metragens da comunidade estudantil e sénior do município, com a participação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da CADES, dos Seniores Ativos Aderno e do Jardim de Infância Sant’Ana.
Um dos momentos marcantes será a apresentação oficial do logótipo vencedor do concurso “Encontros com o Cinema na Mealhada”, criado pelos alunos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre e do Agrupamento de Escolas da Mealhada.

O evento inclui ainda a inauguração da exposição “EQUINÓCIO” de Joana Patrão, sessões dedicadas a videojogos e banda desenhada, e debates sobre a criação artística em múltiplas plataformas, abordando a relação entre cinema, fotografia, videojogos, banda desenhada e cosplay.
O Encontros de Cinema e Audiovisual na Mealhada é promovido pelo Município da Mealhada, em parceria com o Cineclube Gândara Bairrada e a Aderno – Associação Cultural, e pretende envolver os jovens, promovendo as suas criações e aproximando a comunidade local do mundo cinematográfico.
O projeto procura ainda ser um espaço de reflexão sobre o cinema e audiovisual, promovendo o ensino e a aprendizagem, bem como a valorização do território enquanto “film location” para a indústria cinematográfica nacional e internacional.
