Dois sismos de magnitude 4,1 foram sentidos ao início da tarde desta quinta-feira em vários distritos do país, com especial impacto na região de Lisboa. Os abalos ocorreram com um intervalo de dois minutos e foram percecionados também em Santarém, Leiria e Coimbra.
Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o primeiro sismo foi registado às 12h14, perto de Vila Franca de Xira, a uma profundidade de 15 quilómetros. O segundo ocorreu às 12h16, a cerca de dois quilómetros de profundidade.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que o epicentro foi localizado a quatro quilómetros a oeste-noroeste de Alenquer, adiantando que será divulgado novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada.
De acordo com o IPMA, os abalos foram sentidos com intensidade máxima IV/V na escala de Mercalli modificada no concelho de Loures. Foram ainda reportados em vários concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Setúbal e Évora, sobretudo nos andares mais elevados dos edifícios.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil enviou uma SMS à população a apelar à calma e à atenção a eventuais réplicas, garantindo que, até ao momento, não há registo de danos pessoais ou materiais.
As autoridades recomendam cuidados redobrados, especialmente em zonas já afetadas por instabilidade de estruturas devido a fenómenos meteorológicos recentes, mantendo-se a situação sob monitorização.