A DECO PROteste lançou esta terça-feira, 26 de agosto, uma linha telefónica exclusiva para apoiar famílias, empresas e indivíduos afetados pelos incêndios florestais que devastaram sobretudo as regiões Norte e Centro do país durante o mês de agosto. O serviço pretende esclarecer dúvidas, orientar os consumidores e garantir a defesa dos seus direitos.
Os incêndios provocaram a destruição de florestas, campos agrícolas, habitações, viaturas e meios de subsistência, deixando milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Perante a gravidade da situação, a associação disponibiliza a sua equipa de especialistas para prestar apoio técnico e jurídico.
A linha de apoio da DECO PROteste (211 215 656), disponível a partir de hoje, responde a questões relacionadas com seguros, nomeadamente a ativação de apólices de incêndio em habitação e recheio, a participação de sinistros em seguros automóveis e os procedimentos em caso de falta de documentação.
Estão também disponíveis informações sobre os apoios governamentais já anunciados, como a reconstrução de habitações até 100% (com limite de 250 mil euros), a compensação de prejuízos agrícolas até 10 mil euros e medidas extraordinárias para pequenos negócios, trabalhadores independentes e acesso a regimes de lay-off simplificado.
A área da saúde é igualmente abrangida, com esclarecimentos sobre a isenção de taxas moderadoras e a dispensa gratuita de medicamentos. A linha fornece ainda informações sobre apoios financeiros a famílias em situação de carência económica e sobre a alimentação de animais.
“Estamos profundamente solidários com todas as famílias que perderam os seus bens e meios de subsistência nestes incêndios”, afirmou Nuno Pais de Figueiredo, porta-voz da DECO PROteste. “Com esta linha de apoio, queremos garantir que os consumidores afetados tenham acesso à informação e ao aconselhamento de que necessitam para conhecer os seus direitos.”
