PUBLICIDADE

Coro da Ordem dos Médicos do Centro vai interpretar poema escrito pela primeira mulher licenciada em Portugal

No dia em que a Universidade de Coimbra celebra o seu 735º aniversário, três grupos corais da cidade assinalam as comemorações dos 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel, Padroeira da cidade. O Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), o “Chorus Ingenium” e o “Coro ADVOCAL” realizam um concerto no dia 1 de março, às 18h00, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

O evento integra o 9º concerto do Ciclo Coral e Instrumental sob a égide da Confraria da Rainha Santa Isabel e inclui canções criadas para a Rainha Santa. O Coro da SRCOM vai interpretar uma poesia escrita por Domitila Miranda de Carvalho, primeira mulher licenciada em Portugal, dedicada à Rainha Santa Isabel e agora musicada pelo maestro Paulo Bernardino. Domitila Carvalho, natural de Travanca da Feira, doutorou-se em Medicina em Coimbra, em 1904, e também se licenciou em Matemática e Filosofia, em 1894 e 1895. Para além da docência e da medicina, dedicou-se à escrita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O concerto tem entrada livre e faz parte do “São Rosas, Senhores!”, ciclo dedicado à Infanta de Aragão e Rainha de Portugal, coordenado pelo maestro Paulo Bernardino. A iniciativa conta com a participação de grupos corais e instrumentais da região. O Coro da SRCOM atuou recentemente no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, no dia 18 de fevereiro, na apresentação do Menino Jesus ao templo.

O presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, destaca a iniciativa do coro da instituição, que acentua a importância da Universidade de Coimbra como referência mundial no ensino e na cultura e enaltece o papel da Rainha Santa Isabel na área social e hospitalar, tendo mandado edificar hospitais em Coimbra, Santarém e Leiria.

PUBLICIDADE