Numa organização do Município de Tondela, vai realizar-se no próximo dia 28 de fevereiro, sábado, um colóquio comemorativo dos 145 anos do nascimento e dos 80 do falecimento da escritora e poetiza Branca de Gonta Colaço, filha do político e também poeta Tomaz Ribeiro.
O evento conta com a organização de uma Comissão Comemorativa composta por Cláudia Emanuel, Inês Carmo Borges e Luíz Figueiredo e Sá, reforçando a seriedade científica e o rigor histórico desta homenagem.
A iniciativa, que inclui palestras, declamação de poesia e momentos musicais, tem início marcado para as 09h30 na ACERT.
O programa arranca com uma mensagem de boas-vindas pela presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges. Seguem-se oito apresentações, a começar com Inês Borges que falará acerca de “Branca de Gonta Colaço uma escritora e feminista multifacetada”.
Mafalda Ferro intervirá a seguir sobre “Branca, `Mãe Espiritual´ de Fernanda de Castro. Mafalda Ferreira Jordão fará uma “Pequena sinopse da genealogia de Branca de Gonta Colaço” e Nuno Duque Ribeiro uma apresentação focada em “Branca de Gonta Colaço e Hermínia Telles da Gama uma caminhada comum”.
“Branca de Gonta Colaço e as práticas de beneficência cultural: mediação e respostas ao terramoto de Messina de 1908” é o tema a explorar por Martina Matozzi. Já o “O Auto dos Pharoleiros: uma `moralidade´engagée” será abordado por Júlia Lello.
Isabel Lousada intervirá sobre “Branca de Gonta Colaço esboço para um perfil” e Sara Barbosa acerca da “Presença da poesia de Branca de Gonta Colaço na revista Modas & Bordados”.
Já o painel da parte da tarde, que começará pelas 14h30, arrancará com Luíz Figueiredo e Sá a falar das comemorações dos 145 anos do nascimento e dos 80 do falecimento de Branca de Gonta Colaço.
Logo depois Cláudia Emanuel apresentará o livro sobre “Branca de Gonta Colaço e o Auto dos Faloreiros – Estudos, memórias e comemorações”.
Silas Granjo e Francisco Coutinho intervirão acerca de “A música de cena para o Auto dos Faloreiros de Branca de Gonta Colaço”.
Seguir-se-ão dois momentos de declamação de poesia da autora por Elisa Figueiredo, do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e Céu Hernandez, do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo.
O programa encerrará com música de cena do “Auto dos Faloreiros” de Hermínio Nascimento pela Camerata de Música da Casa do Povo de Tondela.