As comemorações dos 46 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) realizam-se no próximo dia 15 de setembro de 2025, em Coimbra, com um programa que inclui a tradicional rega simbólica da “Oliveira SNS” e um debate sobre os desafios da saúde na região.
O evento, organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) em parceria com a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, vai reunir “cidadãos, profissionais de saúde e representantes políticos num ambiente de partilha e homenagem ao papel fundamental que o SNS desempenha no nosso País”, refere a nota enviada à comunicação social.
A cerimónia terá início às 18h00 no Parque Verde do Mondego, com a rega da oliveira plantada em 2009, “um gesto de renovação e esperança, simbolizando a continuidade e o crescimento do SNS”. Segue-se, às 18h30, a atuação do Coro da SRCOM, que voltará a interpretar o Hino do SNS, com letra de Catarina Canas e música do maestro Paulo Bernardino.
Pelas 18h50, o Pavilhão Centro de Portugal acolhe o debate “Desafios da Saúde em Coimbra”, com a participação dos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Coimbra:
- Ana Abrunhosa (Coligação Avançar Coimbra)
- Francisco Queirós (Coligação Democrática Unitária)
- José Manuel Pureza (Bloco de Esquerda)
- José Manuel Silva (Coligação Juntos Somos Coimbra)
- Maria Lencastre Portugal (Chega)
- Sancho Antunes (Alternativa Democrática Nacional)
- Tiago Martins (Nova Direita)
O debate será moderado pelo jornalista João Bizarro (TVI/CNN).
A oliveira, “símbolo do Serviço Nacional de Saúde”, foi plantada em Coimbra a 15 de setembro de 2009 pela Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e pela extinta Liga dos Amigos do Hospital dos Covões. Desde então, esta cerimónia anual é também uma homenagem a António Arnaut, “um dos mentores deste ato público, e que sempre defendeu o SNS através da sua atividade cívica, política e literária”.