Durante a manhã de hoje, dia 19 de fevereiro, a Casa da Ínsua em Penalva do Castelo, foi palco para a apresentação da proposta “Segue o Coração” da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Bolsa de Turismo de Lisboa 2026.
A sessão contou com a presença de João Azevedo, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, José Laires, presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Diogo Rocha, Chef embaixador da região, e Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Aos jornalistas, Nuno Martinho, afirma que “temos um conjunto de jardins fantásticos no nosso território, temos Viseu que é a cidade jardim, temos os jardins de Santar e temos outros, estamos aqui num espaço da Casa da Ínsua, que tem jardins maravilhosos” e acrescenta que “segundo esse mote dos jardins, construímos um stand com a cor verde que também representa os jardins, onde iremos ter uma zona sensorial.”
Uma zona sensorial que convida as pessoas a percorrerem os jardins da região, com experiências imersivas ligadas à tecnologia, onde vão poder conhecer o artesanato, o turismo da região, na gastronomia., na saúde e bem-estar.
Um dos objetivos da CIM Viseu Dão Lafões na edição da BTL do ano anterior, ligada à sustentabilidade ambiental, era a eliminação total do uso do papel, em que foi bem sucedida.
Na edição deste ano, os 14 municípios envolventes adotaram a mesma medida e toda a informação estará assim disponível através de “uma app única, que é a app Viseu Dão Lafões, entrando na app a pessoa pode escolher o percurso que quer percorrer no nosso território”. Os QR codes estarão “disponíveis na receção para que as pessoas possam ter acesso a toda essa informação e um tablet para consultar também”, acrescenta Nuno Martinho.
Os operadores voltam a estar presentes na BTL 2026 durante os seis dias de feira, em que irão rodar pelos seis espaços existentes no stand da CIM Viseu Dão Lafões, de forma a coincidir posteriormente com o município que está presente nesse dia da feira.
O Secretário Executivo salienta que uma das novidades é a “existência do palco de cima, uma zona mais reservada, reservada no sentido da experiência, não do acesso, porque iremos fazer umas provas mais intimistas.”
Este ano conta ser a quinta edição em que a Comunidade intermunicipal marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, e por isso, este ano aposta na memória e na autenticidade, porque as pessoas hoje apostam no que é único e não é repiclado em outro território.
A FITUR decorre nos próximos dias 25 de fevereiro a 1 de março em Lisboa e a CIM Viseu Dão Lafões vai estar presente nos seis dias de feira e promete uma experiência única, mostrando as tradições e o melhor que tem a região.