A edição 2025 do programa Ciência Viva no Verão já está em curso e decorre até 15 de setembro, com centenas de atividades gratuitas promovidas pelos 21 Centros Ciência Viva em todo o país. A iniciativa é organizada em parceria com universidades, instituições científicas, autarquias, associações e empresas, e pretende aproximar o público da ciência, através de ações ao ar livre em várias áreas do conhecimento.
O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra junta-se novamente ao programa, propondo 18 atividades distribuídas por 25 sessões, entre 16 de julho e 11 de setembro. As ações decorrem em Coimbra, nas freguesias de Cernache e Almalaguês, na Figueira da Foz, Lousã, São Pedro do Sul e Vouzela.
A oferta inclui atividades em astronomia, biodiversidade, biologia, ecologia e ambiente, sempre orientadas por investigadores e dirigidas a públicos de todas as idades. A participação é gratuita e requer inscrição prévia através da plataforma da Ciência Viva.
Entre os parceiros das ações promovidas pelo UC Exploratório estão o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária, a Escola Universitária Vasco da Gama, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, bem como associações como a ConTacto, a Milvoz e a Montis.
