A chuva forte que se fez sentir desde a madrugada desta sexta-feira está a causar múltiplas ocorrências no distrito do Porto, sobretudo inundações na via pública, queda de árvores e cortes de trânsito.
De acordo com a Proteção Civil, até às 07h00 foram registadas 68 ocorrências, das quais 57 na Área Metropolitana do Porto. As zonas mais afetadas são os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, todos sob aviso laranja até às 12h00, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No Porto, várias vias foram cortadas devido a inundações, nomeadamente os viadutos das rotundas da Avenida AEP e do Bessa, bem como o novo viaduto do Campo Alegre. A VCI – Via de Cintura Interna encontra-se parcialmente cortada no sentido Sul–Norte, junto a Bessa Leite, o que está a provocar fortes constrangimentos no trânsito. Antes do corte, ocorreram pelo menos dois despistes na mesma zona.
O Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto diz que, apesar do elevado número de situações, se tratam de “ocorrências normais”, sem danos graves a registar.
O IPMA prevê chuva forte e persistente ao longo desta sexta-feira e sábado em Portugal Continental. Até às 12h00, os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra estão sob aviso vermelho, o mais grave, que passará depois a laranja. Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria e Braga, passando a amarelo até às 15h00 de sábado.
Os distritos de Setúbal, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Portalegre permanecem sob aviso amarelo.
O nível de prontidão operacional foi elevado para nível 3, o que garante uma maior capacidade de resposta dos meios no terreno.
