PUBLICIDADE


PUBLICIDADE



Centro de Portugal apresentou-se em Lisboa com os seus melhores vinhos e sabores

A gastronomia e os vinhos do Centro de Portugal estiveram ontem em destaque no jantar “PROVE os Sabores ao Centro”, realizado no restaurante La Squadra, em Lisboa. O encontro, promovido pela Turismo Centro de Portugal, pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (responsável pelo PROVERE Queijos do Centro de Portugal) e pelo PROVERE da Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro, reuniu parceiros institucionais, produtores e agentes do setor, numa celebração do melhor que se faz e se produz na região.

Conduzido pelos chefs Hélio Loureiro (chef embaixador da Região de Aveiro) e Augusto Gemelli (chef residente do La Squadra), que prepararam um menu a quatro mãos inspirado nos produtos e tradições gastronómicas do Centro de Portugal, o jantar foi um convite à descoberta dos sabores autênticos que dão identidade ao território.

Entre as criações apresentadas, destacaram-se o crocante de Queijo Rabaçal DOP, os samos de bacalhau com creme de grão-de-bico e coentros, o risotto com Queijo da Serra DOP, tutano assado em forno a lenha, uva-branca e avelã, e o Queijo da Beira Baixa DOP Amarelo com figos – uma sequência de pratos que enalteceu os produtos e a criatividade gastronómica do Centro de Portugal.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



O jantar marcou simbolicamente o arranque da presença do Centro de Portugal no evento “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, que decorre entre os dias 18 e 20 de outubro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, onde a região é convidada de honra.

Na sua intervenção, Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o carácter agregador e estratégico do projeto: “O ‘Sabores ao Centro’ tem uma particularidade muito importante, de dar visibilidade ao sentimento de quem vive e sente o território. É um projeto que envolve as nossas oito comunidades intermunicipais e que elegeu, em cada uma, um chef embaixador, para valorizar a cozinha tradicional, os produtos endógenos e o talento local. É este o turismo que queremos promover: um turismo autêntico, de memória, de contacto e de partilha”.

Por sua vez, Patrícia Coelho, presidente da InovCluster, sublinhou a importância do trabalho em rede e da valorização dos produtos qualificados: “Os queijos do Centro de Portugal representam um território único, um saber-fazer tradicional e uma cultura que atravessa gerações. O projeto que lideramos, financiado pelo Centro 2030, junta 14 entidades num consórcio que está a implementar ações de proximidade junto de toda a cadeia de valor da fileira do queijo. Juntos, trabalhamos para criar sinergias, reforçar competências e, sobretudo, para garantir que o valor gerado permaneça no território e nas nossas gentes. Vamos valorizar o território e reforçar a fileira do queijo, desde quem produz até quem promove e consome”.

Também António Mendes, representante da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e do PROVERE da Fileira dos Vinhos, reforçou a relevância da cooperação entre as regiões vitivinícolas: “O Centro de Portugal reúne cinco grandes regiões demarcadas e está a trabalhar em três eixos estratégicos: promoção nacional e internacional, sustentabilidade ambiental e investigação. Ao unir forças com o PROVERE do Queijo, conseguimos dar mais força a todo o território. No Centro estão alguns dos melhores vinhos de Portugal e do mundo e é com orgulho que os damos a provar”.

Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal

Durante o jantar, foi também apresentada a 1.ª edição do Roteiro de Enoturismo do Centro de Portugal. A publicação, desenvolvida em parceria com as cinco comissões vitivinícolas da região – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo –, divulga as principais rotas e experiências ligadas ao vinho na região. No total, são 79 experiências de enoturismo, entre visitas a adegas, quintas e produtores, onde é possível conhecer as vinhas, ouvir as suas histórias e degustar vinhos premiados.

Centro de Portugal em destaque no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”

O jantar “PROVE os Sabores ao Centro” constituiu o arranque da participação da Turismo Centro de Portugal no “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, evento nacional de referência no setor dos vinhos e da gastronomia, que decorre de 18 a 20 de outubro, no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Num espaço que convida à descoberta e à partilha, a Turismo Centro de Portugal dará a provar o melhor da região, através do projeto “Sabores ao Centro”, que celebra a autenticidade, a diversidade e a excelência dos produtos e produtores do Centro de Portugal. Esta iniciativa envolve as oito Comunidades Intermunicipais da região — Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões — e conta também com a participação dos PROVERE das fileiras dos Queijos e dos Vinhos da Região Centro, numa demonstração da força coletiva e da riqueza gastronómica que distinguem este vasto território.

Ao longo dos três dias, os visitantes terão oportunidade de participar em provas comentadas, degustações e momentos de showcooking com chefs emblemáticos das oito sub-regiões do Centro de Portugal, que irão promover o território de uma forma sensorial e inspiradora – dos vinhos do Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa e Beira Interior aos sabores tradicionais das aldeias e vilas, passando pelos doces conventuais, azeites e produtos endógenos que fazem da região Centro um destino gastronómico de eleição.

Horários

O público geral pode aceder ao “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025” das 15h00 às 21h00, nos dias 18 e 19 de outubro. No dia 20, a feira decorre em exclusivo para os profissionais do setor, das 11h00 às 18h00.

Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente através da plataforma oficial do evento ou no local, durante os dias de realização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *