PUB
Região

Câmara de Cantanhede não altera taxas de IMI e derrama para 2026

PUB
PUB

O Executivo Municipal deliberou aprovar, por maioria, na última reunião camarária, a proposta de manutenção, para 2026, do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,38%, assim como a aplicação do designado IMI Familiar para os agregados familiares com dependentes a cargo, que prevê a redução em função do agregado familiar e que se vai manter nos 30 euros nas famílias com um dependente, 70 euros com dois dependentes e 140 euros com três ou mais dependentes- 

Ao manter a taxa fixa de IMI em 0,38% (quando a taxa máxima admitida por lei é de 0,45%), a Câmara Municipal de Cantanhede está a abdicar de uma receita anual na ordem de 1,2 milhões de euros. A este montante junta-se cerca de 133 mil euros pelos benefícios resultantes do IMI familiar.

Não obstante estas medidas resultarem numa diminuição da receita, nunca escondemos o desejo de reduzir ainda mais a taxa de IMI, mas não se afigura prudente fazê-lo face à progressiva diminuição das receitas dos municípios e, por outro lado, ao aumento dos encargos inerentes à crescente assunção de competências transferidas da Administração Central, sem esquecer a necessidade de garantir um autofinanciamento que permita obter fundos comunitários para novos projetos”, justifica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

PUBLICIDADE



PUBLICIDADE



O mesmo princípio foi aplicado em relação à Derrama [imposto municipal que incide sobre o lucro tributável das empresas], que isenta as empresas com um volume de negócios que, no ano anterior, não ultrapasse 150 mil euros. Ficam assim dispensados do pagamento desta taxa sobre o lucro tributável sujeito e não isento do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) os agentes económicos que não superem o referido valor de faturação, mantendo-se a taxa em 1,5% para as restantes.

Na reunião do Executivo Municipal foram ainda aprovadas, para o ano de 2026, as taxas de 5% no IRS – igual ao ano anterior -, bem como de 0,25% da taxa municipal de direitos de passagem.

Os documentos seguem agora para aprovação da Assembleia Municipal de Cantanhede.

PUB
Beira Digital

Recent Posts

Fim de Semana Gastronómico do Míscaro arranca em Nelas

O concelho de Nelas recebe, a partir de sexta-feira, dia 28 de novembro, o Fim…

7 horas ago

Mealhada apresenta programa diversificado da “A Magia do Natal”

A Câmara Municipal da Melhada apresentou o programa de Natal, Mealhada apresenta programa diversificado da…

7 horas ago

São Pedro do Sul vive o Natal de verdade com animação e atrações para toda a família

O Natal chega a São Pedro do Sul entre os dias 6 e 25 de…

7 horas ago

Jan Bednarek eleito Defesa do Mês da Liga Portugal Betclic

Jan Bednarek, central polaco do FC Porto, foi distinguido esta sexta-feira com o prémio SABSEG…

8 horas ago

Detido suspeito de homicídio em Oeiras

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, localizou , identificou…

8 horas ago

Aulas ao ar livre assinalam o Dia Internacional das Cidades Educadoras na Lousã

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Cidades Educadoras, celebrado a 30 de novembro…

8 horas ago
PUB

This website uses cookies.